Logo HMC
INTRANET NOSSA PROVÍNCIA

Animação Vocacional

Jovens felizesDespertar, animar e acompanhar os jovens que estão na fase de descoberta de sua vocação: essa é a missão da área de Animação Vocacional

A atuação começa pelo entendimento das vocações no sentido amplo, considerando as diferentes opções de vida – ser pai ou mãe, leigo consagrado, sacerdote, religioso ou religiosa. E se desdobra em ações de fortalecimento de uma cultura vocacional e de orientação aos vocacionados e vocacionadas que escolhem dar início à caminhada de seguimento de Jesus Cristo.

“Consideramos cultura vocacional um movimento dinâmico, capaz de integrar pessoas, projetos, ações, com vistas a instituir uma sensibilidade no cuidado com o caminho de cada pessoa na direção de ser o melhor que ela pode ser e viver” (Diretrizes da Animação Vocacional, Umbrasil, p. 9).

Como Igreja e como Maristas de Champagnat, partimos do pressuposto de que todas as vocações são importantes para a construção do Reino de Deus. E que, a partir do batismo, todos podem contribuir no serviço de animação vocacional, incentivando e ajudando as pessoas a viverem seus propósitos de vida plenamente.

Projetos de Animação Vocacional da PMBCS

Na Província Marista Brasil Centro-Sul, entre as ações práticas que ajudam as pessoas a compreenderem a vontade de Deus para suas vidas, bem como irem ao encontro deste chamado, podemos destacar três frentes:

Jovens do programa Vida Feliz1) Programa Vida Feliz 

O programa Vida Feliz tem como finalidade auxiliar os adolescentes no processo de discernimento e escolha, cultivando a capacidade de ver com os olhos do coração o plano de Deus para cada um. Constitui-se como um conjunto de projetos articulados por um objetivo principal: desenvolver junto com os jovens processos de escuta, diálogo, formação e acompanhamento, criando espaços e recursos que contribuam na construção de seu projeto de vida. 

Como o próprio nome sugere, o programa é movido pela crença de que encontrar e desenvolver uma vocação é um caminho para a felicidade. Ou seja, uma maneira de ter uma vida significativa, preenchida de sentido e de amor. Saiba mais.

Encontro com jovens do Vida Feliz2) Circuito Projeto de Vida 

O Circuito Projeto de Vida (CPV), por sua vez, fundamenta-se no potencial transformador do autoconhecimento e das pequenas ações, que podem tornar o mundo melhor. É destinado a todas as idades e conta com materiais de apoio sobre assuntos que ajudam a relembrar e refletir sobre a trajetória de vida e missão no mundo. 

Confira o site do CPV, com sugestões de 31 nanoatitudes (uma para cada dia do mês) elaboradas para exercitar a nossa capacidade de fazer o bem. E veja como espalhar esta ideia, a partir do registro das experiências e aprendizados vivenciados.

Grupos de trabalho na Assembleia Provincial das Juventudes 20193) Pastoral Juvenil Marista 

A saber, desenvolver as vocações e maneiras de atuação na sociedade também é um dos eixos da Pastoral Juvenil Marista (PJM). Essa frente de missão, que está presente em diversas comunidades, tem o intuito de promover a formação de adolescentes e jovens éticos, justos e solidários, inspirados em uma espiritualidade cristã. 

Certamente, as atividades da PJM também favorecem os processos de observação da realidade, de consciência e fortalecimento da autonomia. Além disso, muitas vezes, representam uma porta de entrada para a ação dentro do Carisma Marista. Saiba mais.

Vidas que inspiram outras vidas

Em seguida, confira alguns depoimentos de pessoas que fazem parte da história da Animação Vocacional na PMBCS:

Formulário

Quer fazer parte desta história? Primeiramente, preencha o formulário e venha fazer parte da Família Marista!