Animação Vocacional

Jovens felizesDespertar, animar e acompanhar os jovens que estão na fase de descoberta de sua vocação: essa é a missão da área de Animação Vocacional

A atuação começa pelo entendimento das vocações no sentido amplo, considerando as diferentes opções de vida – ser pai ou mãe, leigo consagrado, sacerdote, religioso ou religiosa. E se desdobra em ações de fortalecimento de uma cultura vocacional e de orientação aos vocacionados e vocacionadas que escolhem dar início à caminhada de seguimento de Jesus Cristo.

“Consideramos cultura vocacional um movimento dinâmico, capaz de integrar pessoas, projetos, ações, com vistas a instituir uma sensibilidade no cuidado com o caminho de cada pessoa na direção de ser o melhor que ela pode ser e viver” (Diretrizes da Animação Vocacional, Umbrasil, p. 9).

Como Igreja e como Maristas de Champagnat, partimos do pressuposto de que todas as vocações são importantes para a construção do Reino de Deus. E que, a partir do batismo, todos podem contribuir no serviço de animação vocacional, incentivando e ajudando as pessoas a viverem seus propósitos de vida plenamente.

Quem faz a Animação Vocacional na PMBCS?

 

o que é ser voluntário

A Animação Vocacional (AV) é uma área da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS e seu quadro de colaboradores está dividido em equipes regionais.

Em cada regional, há um Irmão que exerce a função de coordenador e analistas educacionais, que acompanham e realizam ações nas cidades que fazem parte daquela região, bem como em locais nos quais há presença marista.

A PMBCS atende o Grupo Marista, que é composto pelas seguintes Frentes de Missão:

  • Diretoria Executiva de Educação Básica: Colégios Maristas, Escolas Champagnat e Escolas Maristas
  • Ensino Superior: PUCPR e Católica de Santa Catarina
  • Ensino Técnico: TECPUC
  • Editora FTD
  • Saúde: Hospital Universitário Cajuru e Hospital Marcelino Champagnat
  • Corporativo: Grupo Marista

Sendo assim, a AV está presente em todos esses espaços. Para cada Frente de Missão, há um ou dois analistas educacionais como pessoas de referência para acompanhar, animar e articular as ações vocacionais realizadas pelas unidades, sempre que necessário. Além disso, os articuladores atuam de maneira próxima e sempre alinhada aos Núcleos de Identidade, Missão e Vocação (NIMVs).

Para desempenhar a missão que lhes cabe, os colaboradores da AV atuam em quatro esferas principais:

  • Atuação nas Frentes de Missão:

Desenvolvimento de estratégias, em parceria com os pastoralistas das unidades, para o despertar e o acompanhamento vocacional de adolescentes, jovens e adultos.

  • Atuação digital: 

Presença nas plataformas digitais para apresentar a Vida Consagrada Marista a todos que desejam conhecê-la. E também para se aproximar dos espaços e da linguagem dos jovens.

  • Atuação na Igreja: 

Articulação e potencialização de ações de cunho vocacional em parceria com o Serviço de Animação Vocacional, Setor de Juventude e Catequese.

  • Acompanhamento Vocacional:

Atenção dedicada a cada jovem vocacionado durante o processo de discernimento. Realização de encontros vocacionais locais e provinciais, presenciais ou virtuais.

 

Encontro com jovens do Vida FelizPara quem se destina a Animação Vocacional?

 

A finalidade da equipe de Animação Vocacional da PMBCS é trabalhar a cultura vocacional em espaços variados. Estar presente para o despertar vocacional e o acompanhamento dos adolescentes, jovens e adultos para a Vida Religiosa Consagrada Marista.

Por isso, são públicos da AV:

  • Adolescentes, jovens e adultos interessados em compreender o chamado para a vocação religiosa ou que já estão em processo de acompanhamento vocacional.
  • Colaboradores, leigos e leigas maristas que podem contribuir para o fortalecimento da cultura vocacional em todos os espaços de missão.
  • Comunidades dos Irmãos Maristas, com o intuito de manter aceso o chamado para a missão e unir forças para dar visibilidade às experiências de vivência da vocação.
  • Comunidades e grupos eclesiais, junto às dioceses, garantindo a presença marista nos movimentos e ações da Igreja.

No entanto, sem esquecer das demais vocações, a equipe de Animação Vocacional da Província direciona suas ações especialmente para a vocação à vida religiosa. Ou seja, a vocação de ser Irmão Marista. Isso porque ainda faltam pessoas que acompanhem jovens e adultos no processo de acolhimento do chamado de Deus.

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mt 9, 35-38). Por isso, se você sentiu acender em seu peito uma fagulha de vontade de colaborar com um propósito maior, entre em contato conosco. Você receberá as informações necessárias para fazer sua escolha, com calma e no seu tempo.

>>> Quer ser um Irmão Marista? Clique aqui e saiba mais!

 

Grupos de trabalho na Assembleia Provincial das Juventudes 2019Caminhos da Vocação

Com olhar carinhoso para a vida religiosa marista, ao longo dos anos, a equipe de Animação Vocacional da PMBCS traçou um Itinerário Vocacional. Ou seja, uma proposta de caminho para descoberta e confirmação da vocação.

Vale lembrar que cada pessoa é única. Portanto, sua experiência vocacional também será singular. Mas no encontro com outros vocacionados, Irmãos e educadores, na partilha dessa trajetória, muitas respostas podem vir à tona. Assim, todos se apoiam e se ajudam nessa caminhada.

Para dar início ao Itinerário Vocacional, antes de mais nada, é fundamental o encontro com Jesus Cristo e a clara motivação para dar os primeiros passos.

Quatro etapas fazem parte desse itinerário:

  1. Despertar – Primeiro contato com o tema e com a perspectiva vocacional, não só Marista, mas em relação a outras congregações. É o contato inicial, uma primeira escuta.
  2. Discernir – Etapa cuja principal função é a de ajudar o vocacionado e entender os caminhos e possibilidades que lhe são propostas para a vocação específica. Para nós, à Vida Religiosa Marista.
  3. Cultivar – Momento de se aproximar da realidade do vocacionado, para entender “o chão” de cada um, “descalçando as sandálias”. Nessa etapa, também é muito importante a revisão do projeto de vida, traçando novos rumos, com maturidade.
  4. Acompanhar – Processo pedagógico do cuidado, que acontece de forma orgânica e ampliada, perpassando todo o itinerário. Etapa fundamental para o amadurecimento e organização das opções, para ajudar o vocacionado a aprofundar seu projeto de vida à luz do referencial bíblico e do carisma marista, no qual cada um encontra sua própria autonomia no processo vocacional.

Conheça mais sobre a vida de jovens que hoje se preparam para se tornar Irmãos Maristas em uma Casa de Formação:

Materiais para download

Na lista a seguir, você encontra uma série de referências para aprofundar a reflexão sobre sua vocação, conhecer melhor a Vida Religiosa Marista e de que forma a equipe da Animação Vocacional colabora nesse processo de discernimento e formação.

Siga-nos nas redes sociais

Instagram

Facebook

Assista as lives “O Irmão da Vez” 

 

Formulário

Quer fazer parte desta história? Primeiramente, preencha o formulário e venha fazer parte da Família Marista!

new RDStationForms(‘contato-quero-ser-acompanhado-ef81ae717a05719cc69c’, ‘UA-135926103-1’).createForm();