Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

Desenvolver a espiritualidade e se dedicar a um projeto de vida é um processo de construção contínua. Assim como em outras áreas, crescer no campo espiritual requer dedicação e compromisso com a evolução. 

Um dos passos importantes para se desenvolver nessa jornada é o de leitura e reflexão.  Um hábito que se destaca na rotina das pessoas com a espiritualidade mais elevada. Então, vamos entender um pouco mais sobre o assunto? 

A espiritualidade cristã  

No cristianismo partilhamos do mesmo princípio. Crescer na graça divina e se aproximar de Deus é também um exercício diário de estudo e reflexão. Por isso, quem deseja seguir pelo caminho de Jesus, ouvir a sua palavra é uma prática fundamental.

Então, vamos lá? Abaixo listamos algumas leituras para você começar.

1) Segunda Carta de São Pedro

Desenvolver a espiritualidade cristã é, sobretudo, crer e buscar pela presença de Deus, revelada na pessoa de Jesus, por meio do Espírito Santo. Por isso, para começar, precisamos entender o que a Bíblia nos diz sobre essa busca. Na Carta de São de Pedro encontramos duas passagens marcantes.

Pedro 3, 18: “Cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. A ele pertence a glória, desde agora e até o dia da eternidade. Amém!.”

No mesmo livro, encontramos também algumas atitudes que nos aproximam desta graça.

Pedro 2, 1-3 “Portanto, rejeitem qualquer maldade, toda mentira, todas as formas de hipocrisia e inveja e toda maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem o leite puro da Palavra, a fim de que vocês, com esse leite, cresçam para a salvação, pois já provaram que o Senhor é bom.”

2) Evangelho de São Lucas

Em segundo lugar, temos no evangelho de Lucas a reflexão sobre dois outros pilares importantes para desenvolver a espiritualidade, a oração e a confiança em Deus. 

Sobre o primeiro, encontramos no capítulo 11, entre os versículos 1 e 4, a passagem de Jesus ensinando aos discípulos uma das nossas principais orações, a do Pai Nosso. 

No mesmo capítulo encontramos também uma parábola que nos ajuda a refletir sobre a importância de confiarmos e nos entregarmos a Deus.

“Portanto, eu lhes digo: peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês!  Pois, todo aquele de que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta.” A leitura completa está em Lucas 11, 5-13

 

3) Evangelho de Mateus

Além disso, também não podemos nos esquecer das atitudes que nos tornam pessoas melhores e nos conectam com Deus. Elas são a base da espiritualidade. Em Mateus, os bem-aventurados são definidos como:

“Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Os aflitos, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.”

Aconselhamos a leitura completa em Mateus 5, 3–16

 

4) Evangelho de João

Outra reflexão importante na jornada da espiritualidade, especialmente da apostólica, é a da figura de Maria. Como cristãos, devemos entender o papel da Boa Mãe na nossa evangelização e ouvir os pedidos de Jesus.

Uma das principais mensagens está na passagem de Jesus na cruz, antes da entrega de seu espírito ao Pai. 

João 19, 26-27: “Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse à mãe: Mulher, eis aí o seu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a sua mãe  E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.”

Sobre essa passagem, Papa Francisco nos diz: “estas palavras de Jesus, no limiar da morte, não exprimem primariamente uma terna preocupação por sua Mãe; mas são, antes, uma fórmula de revelação que manifesta o mistério duma missão salvífica especial. Jesus deixava-nos a sua Mãe como nossa Mãe”

A mensagem completa do Papa está disponível neste link. 

 

A Espiritualidade Marista 

A espiritualidade Marista compartilha dos mesmos princípios da dimensão apostólica, com as particularidades da missão deixada por Marcelino Champagnat. 

Marcelino dedicou sua vida a Deus do jeito de Maria com a missão de ajudar crianças e jovens necessitados do mundo inteiro. Esse propósito foi abraçado por milhares de pessoas e semeado em 5 continentes até os dias de hoje.

Para detalhar um pouco mais dessa história e das singularidades de nossa espiritualidade, podemos conhecer o livro Água da Rocha. 

O material é um guia para todo cristão apostólico que quer entender seu real papel no mundo e praticar atitudes em prol de sua espiritualidade.

O livro está disponível gratuitamente na integra neste link.

Boa leitura!