Como você tem lidado com os problemas? Lidar com as preocupações é fundamental para viver com mais plenitude e tranquilidade. Conheça um novo jeito de ver a vida e comece hoje! 

Em um mundo com tantas coisas para cuidar ao mesmo tempo, como administrar  as preocupações e ter uma vida mais leve e tranquila? Em primeiro lugar, precisamos reconhecer esse sentimento, saber que não estamos sozinhos e buscar novos hábitos. 

Confira o podcast “Lidando com preocupações”.

 

Por que é importante administrar as preocupações? 

 

Nos tempos em que vivemos, se as preocupações não forem bem administradas, elas podem nos sufocar e nos tirar a possibilidade de estarmos conscientes para tomar as melhores decisões para nossas vidas. 

“Mas é normal se sentir assim?” 

Certamente não há como ignorar o jeito de viver dos nossos tempos. Estamos dentro de uma realidade que exige velocidade para resolver os problemas. Somos bombardeados por informações a todo tempo. Muitas vezes, não desligamos dos nossos afazeres nem mesmo nas nossas casas. 

Ainda mais, temos, nisso tudo, aquelas situações que fogem do nosso controle. Em meio a esses desafios, é normal que nos sintamos desconfortáveis em alguns momentos. O sentimento é inerente a todos nós. Mas o segredo está em como lidamos com ele. 

Mudar a nossa postura frente aos problemas na hora de lidar com as preocupações é, sem dúvidas, fundamental para evitarmos desgastes emocionais e vivermos de maneira mais leve e tranquila.

 

5 dicas para lidar com as preocupações

 

1- Fazer tudo que está a nosso alcance

Este é um passo crucial para diminuirmos o excesso de preocupações. Focar apenas no problema não ajuda a sair do lugar. Portanto, é preciso agir no agora e não adiar as tarefas e realizações para um tempo futuro. O presente é o tempo da ação. Gastar energia em pensamentos que não estão ao nosso alcance é dar lugar para a frustração e à angústia. Além disso, sem contar que sensações desse tipo nos afastam da alegria da realização. 

2- Fazer listas de tarefas com prazos

As preocupações surgem, muitas vezes, das inúmeras responsabilidades em que estamos envolvidos. Nesse sentido, uma forma de acalmar os pensamentos é justamente organizando as ideias. Está com muitas tarefas ou preocupações? Em primeiro lugar, coloque, então, tudo em um papel. De imediato você já vai sentir um alívio. 

Em seguida, reflita o que pode ser feito com cada uma dessas inquietações. O que for tarefa ou estiver vinculado a um objetivo, defina prazos e, se preciso, divida em atividades menores. Se preferir, tudo que houver data, leve já para agenda. 

Além disso, acompanhe as execuções e, quando necessário, remaneje as tarefas. 

Lembre-se sempre: o planejamento é para te ajudar a ter uma vida mais tranquila. Respeite seu tempo e busque planejar as atividades deixando um momento para cuidar de si, do seu bem estar e da sua espiritualidade

3- Renovar a nossa confiança em força maior

Como falamos anteriormente, naturalmente vão existir em nossas vidas coisas que estão além do nosso alcance de resolução. Nesse sentido, renovar a confiança em uma força maior é fundamental para lidar com as preocupações e nos sentirmos mais fortes e renovados. 

Tomemos por exemplo os ensinamentos de São Marcelino“O que mais nos importa é fazer de nossa parte somente o que Deus quer que façamos, quero dizer: o que nos for possível. Depois disto, deixar agir a Providência. Deus sabe melhor do que nós o que nos convém, o que é bom para nós” (Champagnat, doc., n. 197).

4- Se conectar com Deus para saber discernir bem

A sabedoria das nossas escolhas está acima de tudo em saber discernir bem. Para que isso ocorra, momentos de conexão com Deus, de interioridade, ainda que pequenos, são fundamentais. Como nos lembra o Salmo 55, “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair” (Salmos 55:22).

É preciso, portanto, encontrar momentos de reflexão e oração. Afinal, somos habitados por Deus e precisamos de, tempos em tempos, tomar consciência dessa presença em nós. Seja como for, precisamos cultivar um espaço em nossa rotina para pequenos exercícios de interioridade, de busca e de conexão com o Espírito de Deus que habita em nós.

Só para exemplificar, você pode começar com os pequenos momentos, como no caminho do trabalho ou na pausa de 10 minutos.

Veja também 5 hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus

5- Avaliar o que na sua vida não está sob seu controle

Por fim, a última dica sobre como lidar com as preocupações está relacionada com a reflexão.

Você já parou para pensar como lidar com aquilo que não está sob o seu controle? Refletir sobre nós mesmos é algo que nem sempre arrumamos tempo para fazer. Mas que perceber como reagimos em determinadas situações, o que nos deixa tristes, angustiados, nervosos é uma maneira de autoconhecermos. Os sentimentos estão dentro de nós mesmos e o autoconhecimento é o primeiro passo para construirmos um caminho de evolução como filhos de Deus.

 

Consciência: chave a ser lembrada

 

Assim como falamos no início, é importante sempre revisitar a consciência. A vida, por mais acelerada e tecnológica que seja, exige de nossa parte reflexão. Dessa forma, procurar responder sobre quem somos, para onde vamos e por que agimos como agimos são exercícios fundamentalmente espirituais.

Isto é, somente com a cabeça no lugar podemos agir assertivamente no enfrentamento dos mais diversos problemas que ocupam nossa mente  no nosso dia a dia.

E então, que tal agora, depois de pensar um pouco sobre o assunto, refletir sobre como tem sido sua postura diante das preocupações da vida?

Comece hoje mesmo com os novos hábitos e dentro de poucos dias você já vai se sentir melhor. Ah, nunca se esqueça: você não está sozinho!