Experimente ouvir o conteúdo:

Saiba o que fazer para participar do itinerário de formação do Voluntariado Marista e, assim, contribuir com um mundo mais justo e solidário

Entendemos a solidariedade como uma grande rede, com muitas pessoas conectadas, na qual todos têm a contribuir e, ao mesmo tempo, todos estão aptos a receber algo novo. Trata-se de uma ‘via de múltiplas mãos’, possibilitando a toda essa rede doar e receber simultaneamente.

O objetivo é comum: fazermos do mundo um lugar melhor a todas e todos, independentemente de credo, cor, gênero ou classe social.

Já falamos aqui no blog sobre como a corrente do trabalho voluntário se espalhou pelo mundo. Agora, vamos às ações práticas? Neste texto falamos especialmente sobre os tipos de voluntariado Marista, voltados à missão de estar entre crianças e jovens marginalizados pela vida, dando-lhes sinais de esperança.

Vamos ver o mundo com os olhos dos mais vulneráveis, assim como fez Marcelino Champagnat? 

Se você se sente tocado ou tocada por essa corrente do bem ou quer saber mais sobre como ela impacta a vida de milhares de comunidades, vamos em frente. Abaixo contamos como fazer parte do Voluntariado Marista. 

São mais de 80 países em que a Missão Marista acontece. E um desses países é o Brasil. Em todos esses locais, Irmãos e leigos se unem em prol do bem comum. As ações são promovidas com base nos valores da solidariedade, compaixão, acolhimento das diferenças e disposição para servir.

Formação para a solidariedade-marista

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) tem uma formação específica para quem quer ser voluntário. Desde 2005, mais de 2 mil jovens já participaram da formação, chamada de Itinerário de Educação para a Solidariedade. A iniciativa acolhe jovens, religiosos, colaboradores e leigos com interesse em seguir essa trajetória.

As etapas deste itinerário formativo incluem fases locais de sensibilização ao trabalho voluntário na Unidade Marista. Além disso, integram a formação as Missões Solidárias Maristas, de curta duração. Também fazem parte as etapas promovidas pelo Voluntariado Nacional ou Internacional em si, estas com duração de seis meses ou mais. 

Mais informações: https://marista.org.br/voluntariado/

Quem pode fazer parte do voluntariado Marista? 

Podem participar Maristas, sejam Jovens, Leigos, Leigas ou Irmãos, que tem vínculo com a instituição, seja como estudante, egresso ou participante dos movimentos e pastorais. 

Para saber mais sobre o Voluntariado Marista, você pode acessar este link e conferir um passo a passo em detalhes. Depois, caso tenha interesse de participar do itinerário no futuro , é preciso preencher o cadastro de intenção ao voluntariado e esperar uma resposta sobre o seu pedido. Ficaremos felizes com seu contato!