Fazer o bem está ao alcance de todos nós. Esses exemplos de solidariedade provam o verdadeiro sentido do movimento e mostram como os simples gestos são transformadores. Veja também o que nos diz Papa Francisco e atitudes praticadas por ele

Os exemplos de solidariedade que costumam ficar mais conhecidos entre nós são geralmente os “atos grandiosos”, como as doações por grandes empresas e as campanhas puxadas pela mídia.

Claro que essas atitudes de solidariedade são muito importantes para a sociedade, mas também não podemos nos esquecer da essência do movimento e do nosso papel como cidadãos e filhos de Deus. Portanto, quando o assunto é solidariedade, o tamanho do gesto não importa.

Ser solidário, em resumo, é agir em prol do nosso próximo, de maneira genuína e da forma como está ao nosso alcance.

 

Pessoas que fazem solidariedade: o que nos diz Papa Francisco?

 

O Papa Francisco nos traz provas constantes de que a solidariedade pode ter diversas dimensões. Como líder da Igreja Católica, é natural que suas orações e palavras se espalhem rapidamente pelo mundo. Por isso, muitas das suas homilias que tocam no tema repercutem por todos os lugares e incentivam, sobretudo os jovens, a praticarem atitudes de solidariedade.

Em uma de suas mensagens recentes, ele nos convoca a “encontrar a coragem de abrir espaços onde todos possam sentir-se chamados e permitir novas formas de hospitalidade, de fraternidade e de solidariedade”.

Ainda mais, o Papa também nos demonstra de forma constante como praticar ações de solidariedade em pequenos atos. No dia 25 de abril de 2020, por exemplo, Francisco surpreendeu quando telefonou pessoalmente para o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner.

Na ocasião, o pontífice quis saber das ações de solidariedade que estão em andamento no Amazonas, um dos lugares mais afetados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. Então, ele agradeceu a todos os envolvidos, fiéis, grupos, pastorais, religiosos/as e os padres da Arquidiocese que tem agido para amenizar o sofrimento das pessoas.

 

Exemplos de solidariedade: atitudes práticas! 

 

Essas pessoas que receberam as orações e admiração do Papa Francisco no telefonema são como nós, que podem escolher praticar pequenas atitudes de solidariedade todos os dias. Ou seja, não importa o tamanho do ato, mas sim agir com a intenção de tornar o mundo um lugar cada vez mais melhor.

Confira alguns exemplos solidariedade que podem fazer a diferença na vida de outras pessoas:

1) Ligar para alguém que está passando por dificuldades, como fez o Papa

A vida é feita de muitos momentos felizes e também de passagens desafiadoras. Nesse sentido, conversar com quem que está sentindo a cruz pesar sobre os ombros, muitas vezes é algo simples e que ajuda muito. Esse simples exemplo de solidariedade auxilia a outra pessoa a colocar ordem nos pensamentos e precisa encontrar soluções para os problemas.

2) Fazer uma pequena doação

Fazer um esforço a fim de doar uma pequena quantia de dinheiro ou então do seu tempo para um projeto social faz bem para as pessoas e para o espírito de quem ajuda. Dessa forma, auxiliar com aquilo que temos e está ao nosso alcance pode ser decisivo para salvar vidas, melhorar a qualidade de vida de alguém ou colocar comida no prato de pessoas necessitadas.

3) Se oferecer para fazer compras para alguém que não pode sair de casa

As pessoas que estão passando por algum problema de saúde ou não podem sair de casa por exigência de medidas sanitárias podem encontrar dificuldades para fazer compras de mercado, farmácia e panificadora. Assim, se colocar à disposição é um exemplo de atitude de solidariedade simples, efetivo e que, de quebra, ainda pode render nova amizades.

4) Dar aulas gratuitas sobre um assunto que você domina

Existem inúmeras pessoas interessadas em obter novos conhecimentos para mudar de profissão, se divertir ou até mesmo sobreviver. Portanto, contribuir com o conhecimento que você tem já é um importante passo. Aulas de português para estrangeiros, de violão para crianças do bairro, de teatro para idosos, enfim, há uma infinidade de temas que podem servir de pano de fundo para atitudes de solidariedade. 

5) Rezar e interceder pelo próximo

Colocar o nome de uma pessoa que você quer bem em seus pedidos de oração ou até mesmo fazer interseções relacionadas ao bem coletivo é uma prova de amor. Afinal, se a oração salva nossas vidas, por que também não fazer isso pelo próximo? Para a atitude ganhar força, você também pode levar as intenções para as orações em família e em grupos. 

 

Exemplos de solidariedade em instituições

 

As instituições também incentivam atitudes de solidariedade de diversas maneiras. O Instituto Marista, por exemplo, promove diversas ações para construção de um mundo mais fraterno, a favor do bem comum e da igualdade. 

Neste link, citamos algumas atitudes de solidariedade tocadas.

Por fim, acreditamos que os exemplos de solidariedade junto ao próximo devem seguir em tempos de crise ou não. O Papa nos recorda, no documento Evangelii Gaudium (Sobre o anúncio do Evangelho no Mundo Atual) que “a palavra «solidariedade» significa muito mais do que alguns atos esporádicos de generosidade; supõe a criação duma nova mentalidade que pense em termos de comunidade”.

Assim, devemos refletir sobre as nossas ações e buscar com que elas nos gerem mais sentimentos de humanidade para o bem comum. Além de  justiça e vida para aqueles que vivem em algum contexto de vulnerabilidade.

Esperamos que você tenha se inspirado e já esteja pensando hoje mesmo em qual desses exemplos de solidariedade vai começar a praticar. Conte com a gente e, se puder, deixe seu comentário. Ele pode motivar também outras pessoas, o que também é uma atitude de solidariedade!