Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

Confira uma lista com 7 filmes sobre projetos de vida, que vão de histórias de superação em contextos extremos até a animações que nos fazem pensar sobre como caminhar para sermos pessoas melhores

O cinema tem, entre suas várias funções, o poder de nos fazer mergulhar na história de personagens desconhecidos e refletir sobre os diferentes papéis que ocupam com seus projetos de vida. 

É uma oportunidade de, por alguns minutos, viver dramas, alegrias e sensações que nem sempre fazem parte da nossa rotina. Vendo filmes somos capazes de saber quais escolhas estão envolvidas no dia a dia de uma médica, de um jardineiro, de uma fotógrafa, de um caminhoneiro e por aí vai. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Dentro desse universo tem também aquele tipo de filme no qual a discussão sobre projetos de vida fica ainda mais evidente. São histórias tocantes, inspiradoras, que contam narrativas das quais nós não saímos os mesmos após subirem os créditos.

Conheça, a seguir, uma lista com sete desses filmes, que vão fazer você pensar na vida e a respeito de como podemos caminhar na direção de sermos pessoas cada vez melhores em nossas trajetórias.

Intocáveis (2011)
Escrito e realizado por Olivier Nakache e Éric Toledano

Projetos de vida, filme Intocáveis

Reprodução: Intocáveis

Primeiramente, este filme francês trata da relação entre Philippe, um curador de arte, multimilionário e tetraplégico; e Driss, um jovem que só queria uma assinatura do ricaço para conseguir o seguro desemprego. Mesmo que sem nenhuma experiência, surpreendentemente Driss acaba sendo escolhido por Philippe para ser seu auxiliar de enfermagem. 

Os dois, com realidades totalmente distintas, acabam criando um laço profundo de amizade ao olharem com empatia um para o outro. É emocionante adentrar no universo dos dois personagens e ver como a motivação, a alegria e os propósitos de vida das pessoas podem ter transformações profundas quando abrimos a cabeça e lançamos um olhar cuidadoso para o outro.

A narrativa é inspirada em uma história real, contada no livro autobiográfico Le Second Souffle (A Segunda Respiração), escrito por Philippe Pozzo di Borgo.

Extraordinário (2017)
Filme dirigido por Stephen Chbosky

Projetos de vida, filme Extraordinário

Reprodução: Extraordinário 

Em Extraordinário conhecemos a história de Auggie Pullman, um menino de 10 anos que nasceu com uma deformação no rosto. O problema fez com que tivesse que passar por 27 cirurgias plásticas.

No filme, o garoto vai começar a frequentar a escola pela primeira vez na vida assim como precisa lidar com o preconceito. É impossível não se comover com o carisma do personagem, que conquista o espectador especialmente com seu bom humor. Mesmo que em meio a tantas adversidades, Auggie conquista o coração de todos ao seu redor e contagia com seu jeito singelo e doce de ser.

A história é baseada em um romance ficcional, escrito por Raquel Jaramillo, sob o pseudônimo R. J. Palacio.

Forrest Gump: o contador de histórias (1994)
Dirigido por Robert Zemeckis

Projetos de vida, filme Forest Gump, o contador de histórias

Reprodução: Forrest Gump

Esse é um daqueles clássicos, vencedor de nada menos do que seis Oscars, que não poderia ficar de fora. 

Forest Gump, um homem de baixo QI (Quoficiente de Inteligência) senta em um banco e narra cerca de 40 anos da história dos Estados Unidos a partir da sua visão. Ele passa por episódios como, por exemplo, a Guerra do Vietnã, a descoberta da AIDS, o movimento de contracultura e entre outros acontecimentos históricos.

Uma das mensagens mais importantes da trajetória de Forest está em conhecer como ele levou sua vida, sem fazer julgamentos das pessoas ao seu redor e praticando sempre a capacidade de perdoar.

Também é baseado em livro, neste caso no romance ficcional de mesmo nome, Forest Gump, escrito por Winston Groom.

Divertida Mente (2015) – animação
Dirigido e co-escrito por Pete Docter

Projetos de vida, Divertida Mente

Reprodução: Divertida Mente

Agora, se você gosta de animação, certamente vai se encantar por esse filme produzido pelos Estúdios Pixar e lançado pela Walt Disney

Ele nos ajuda a refletir sobre inteligência emocional, uma habilidade igualmente importante para os projetos de vida. 

O filme se passa na mente de uma menina, Riley Andersen. Na cabeça dela, tudo é controlado por cinco emoções: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho. Dessa forma, estes personagens têm a missão de operar um painel de controle das emoções da vida de Riley, ao mesmo tempo que está mudando de cidade com os pais. 

Vale a pena ver este retrato da vida, que nos faz pensar em como nossas emoções se relacionam e influenciam até mesmo nas nossas memórias. Ah, mais uma coisa: este filme Ganhou o Oscar de melhor animação em 2016.

A Vida é Bela (1997)
Dirigido por Roberto Benigni

projetos de vida, filme A Vida É Bela

Reprodução: A Vida é Bela

Outro da lista dos clássicos, A Vida é Bela é um filme italiano inspirador que conta a história de Guido Orefici e seu filho, Giosué.

Os dois são mandados para um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Guido usa de uma série de artifícios, com seu gênio criativo, espirituoso e bem humorado, ao propósito de fazer a criança acreditar que o pesadelo que estão vivendo não passa de um jogo. 

Vencedor de três estatuetas do Oscar (filme estrangeiro, melhor ator e melhor trilha sonora para filme dramático), este filme é tocante e provoca reflexões profundas sobre propósitos de vida, como a missão de ser pai e proteger as crianças.

À Procura da Felicidade (2006)
Dirigido por Gabriele Muccino

Projetos de vida, filme A procura da felicidade

Reprodução: À Procura da Felicidade (2006) 

Sob o mesmo ponto de vista, também retratando a trajetória de um pai e de um filho, nessa história temos a chance de conhecer o pai de família Chris Gardner e o seu filho Christopher, de cinco anos.

À procura de emprego, Chris consegue uma vaga de estagiário não remunerado em uma corretora de valores na esperança de ser contratado no fim do prazo. Nesse meio tempo, no entanto, ele e o filho são despejados e são obrigados a morar na rua. Uma história que, acima de tudo, inspira uma reflexão sobre a capacidade de persistência e perseverança em meio a grandes dificuldades.

O personagem principal do filme é inspirado em uma história real, de Chris Gardner. Atualmente, ele é investidor, corretor da bolsa, palestrante motivacional, escritor, filantropo, fundador e CEO da Gardner Rich & Co localizada em Chicago, nos Estados Unidos.

Homens de Honra (2000)
Dirigido por George Tillman Jr.

projetos de vida, filme Homens de Honra

Reprodução: Homens de Honra

Mais um filme inspirado em uma história real para pensarmos sobre propósito de vida, Homens de Honra retrata a busca de Carl Brashear para se tornar mergulhador da Marinha dos Estados Unidos. Mas além de vencer as dificuldades de treinamento e disciplina da organização, Carl precisa, ainda, lidar com o racismo contra ele.

Assim também são várias as dificuldades que ele precisa enfrentar para conquistar seu sonho, inclusive lidar com um grave acidente que o fez quebrar a perna. Uma história, sobretudo, sobre coragem, determinação e insistência para conquistar um propósito.

Partiu cinema em casa?

Com essa lista, agora então é só estourar a pipoca e fazer aquela bela sessão de cinema em casa. Esperamos que as obras cinematográficas lhe façam pensar, por meio de suas histórias tocantes, sobre os seus próprios propósitos de vida. Ah, e não esqueça de contar pra gente o que achou. Se já assistiu algum desses, deixe seu comentário. 

Outra leitura que você pode gostar:

Projetos de vida: exemplos e dicas para encontrar o seu