Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

O espírito humano naturalmente busca um sentido para sua existência. Confira dicas de leitura e exemplos inspiradores de pessoas que firmaram um propósito com Deus

Desde que nascemos e durante toda nossa existência, temos presente na nossa natureza o espírito da transformação. Dessa forma, estamos sempre em movimento, com projetos, aspirações e intenções. Buscamos, acima de tudo, um propósito para nossa existência. Este caminho de procura por um sentido em nossas vidas nos leva, por consequência, a Deus.

Os propósitos de Deus

Dessa maneira, o encontro com Deus é um caminho para vivenciar o propósito. Podemos nos espelhar, por exemplo, na trajetória de Marcelino Champagnat, padres da Igreja, apóstolos e Maria que pautaram seus propósitos de vida e suas vocações a Deus.

Nesse sentido, como nós podemos nos inspirar nos passos de quem viveu os propósitos divinos em sua plenitude? Como estabelecer os nossos próprios propósitos com Deus? Para ajudar a encontrar essa conexão, confira a indicação de algumas leituras a seguir:

Bíblia: fonte de inspiração para o encontro do propósito com Deus

A Bíblia é uma fonte repleta de ensinamentos sobre propósitos. Nos mais diversos livros, são vários os exemplos de pessoas que dedicaram suas vidas a Deus. Então, vamos conferir algumas passagens que abordam o tema e podem lhe inspirar a buscar sua própria motivação de vida? Veja:

Provérbios 19,21

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.”

Eclesiastes 3,11

“Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.”

Salmos 138,8

“O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!”

Efésios 1,4-5

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.”

Isaías 46,10

“Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.”

Romanos 11,36

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.”

O propósito com Deus em histórias inspiradoras de pessoas

Pessoas que dedicaram suas vidas a fim de firmar propósitos com Deus são também fontes de inspiração para guiar os nossos passos.  Nesse sentido, as biografias e relatos sobre suas trajetórias de vida podem despertar projetos adormecidos no coração de quem lê. Confira algumas dicas de leitura a seguir:

Irmã Dulce

Irmã Dulce, (1914-1992) de Salvador, na Bahia, teve uma caminhada de vida dedicada ao propósito de ajudar as pessoas. Sobretudo, praticou ações humanitárias ao longo de toda a sua trajetória e é um exemplo de inspiração. Assim, foi beatificada em 2011 e canonizada pelo Papa Francisco em outubro de 2019. Um livro que trata da sua vida e obra em detalhes é o “Irmã Dulce, a Santa dos Pobres”, de Graciliano Rocha.

Marcelino Champagnat

“Tornar Jesus conhecido e amado: eis o sentido da nossa vocação e a finalidade do Instituto. Se falharmos nesse propósito, nosso Instituto será inútil”. Esta frase é de Marcelino Champagnat, fonte de inspiração para quem quer conhecer uma trajetória firme em seus propósitos.

Dessa forma, uma boa maneira de ter mais contato com essa história é por meio do Livro Água da Rocha, que trata da Espiritualidade Marista e dos pensamentos que embasam o carisma Marista. Está disponível para download aqui. 

Manter o propósito de se inspirar

Mirar-se em exemplos é, com toda a certeza, uma boa alternativa para manter o ânimo renovado. Ler a Bíblia, buscar novas biografias, mergulhar em histórias que trazem bons exemplos são excelentes formas de se manter em uma trajetória de inspiração e de movimento. Sem dúvida, É da nossa natureza ouvirmos o chamado de Deus. Então, façamos da inspiração o combustível para que os exemplos de Deus sejam o nosso próprio propósito de vida.

Por fim, se você gostou desse assunto, temos esses dois outros textos para você:

Inspire-se! 5 frases do Papa Francisco sobre vocação

Projeto de vida: importância, exemplos e dicas para encontrar o seu!

Boa leitura!