A solidariedade em si já representa uma dose de inspiração. No trabalho voluntário podemos admirar ainda a postura de quem se propõe a essa atuação. Nacionalmente e, principalmente, para a Igreja Católica a médica e sanitarista brasileira, Zilda Arns, se tornou uma referência sobre o ser voluntário.

 

Isso ocorreu pela dedicação da médica e seu empenho na fundação e coordenação da Pastoral da Criança, instituição que celebrou 30 anos em 2021. Zilda foi, inclusive, indicada postumamente ao Prêmio Nobel da Paz, reconhecimento máximo de cidadãos por contribuições à pacificação e fraternidade das nações.

 

A trajetória de Zilda vai de encontro as mulheres inspiradoras no cristianismo, e que ajudaram de alguma forma a melhorar o mundo em seu ser voluntário por causas humanitárias. Elas são santas, e todas remetem à figura de Virgem Maria, nossa Boa Mãe, que foi inspiração no seguimento de Jesus Cristo e no serviço ao próximo.

 

Para destacar a atuação, dedicação dos voluntários da Pastoral e a relevância no cuidado às crianças, selecionamos três frases motivadoras de Zilda para o ser voluntário.

 

Zilda, voz que inspira solidariedade

 

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los”

 

“Cada um realiza uma bela e importante missão na comunidade onde vive. É justamente essa missão de fé e vida que está transformando o país”.

 

 “Esse é o melhor e mais abençoado dos trabalhos, porque é feito com puro amor, dedicação total, fé em Deus, procurando sempre aprender mais para ensinar mais, nessa rede de solidariedade humana” (sobre o voluntariado).

 

Saiba mais

8 Mulheres importantes para a Igreja Católica

Solidariedade como exercício de cidadania