O início do ano representa uma oportunidade de repensar os hábitos e buscar por mudanças, e renovação diante do novo ciclo de 365 dias. Isso pode envolver as mais variadas áreas da vida e um tema que tem ganhado atenção é a saúde mental. Com uma rotina cada vez mais atribulada, o autocuidado muitas vezes pode ser deixado de lado e os extremos podem implicar em questões como as doenças mentais, acompanhadas por sentimentos de depressão, desespero e desesperança.

 

Entre as iniciativas que buscam chamar atenção e propor soluções para essa questão está o Instituto Janeiro Branco. A instituição busca incentivar uma humanidade mais saudável, e isso envolve garantir a condição psicológica de todos. Como expresso no próprio nome, o Janeiro Branco busca fomentar as discussões sobre a saúde mental com uma campanha ativa logo no início do ano, porém com objetivo de que o tema seja tratado de forma contínua.

 

Qual o papel da espiritualidade?

 

No último mês de novembro, o Papa Francisco trouxe a intenção da oração pelas pessoas que sofrem de depressão. Segundo o Pontífice, é importante oferecer um acolhimento e oração dentro da perspectiva da fé, porém não esquecer que o acompanhamento psicológico sempre é fundamental. O Papa ainda lembrou das palavras de Jesus que ajudam, oferecem conforto e cuidado: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

 

Além de apoiar as pessoas que estão passando por uma situação difícil, a espiritualidade tem um potencial de, quando praticada, ajudar a manter o equilíbrio. E isso não se vincula apenas à prática religiosa, se complementando no alinhamento do propósito de vida de cada indivíduo e sua relação com o mundo e a natureza.

 

4 passos da espiritualidade

 

O encontro de uma vida equilibrada requer pensar no cuidado com o mental, emocional e o espiritual. Seguindo os princípios da espiritualidade, manter essa postura requer:

 

  1. Contemplação

 

Aproveitar cada dia como sendo único e especial.

 

  1. Meditação

 

Buscar momentos de silêncio junto à natureza.

 

  1. Reflexão

 

Deixar o piloto automático da rotina, abrindo espaço para pensar ações, atitudes e escolhas.

 

  1. Gratidão

 

Sempre existe algo pelo qual podemos agradecer a cada novo dia.

 

Saiba Mais

Curso nos convida a refletir sobre o Uso Evangélico dos Bens

Ciência reconhece os benefícios da fé

Você se permite parar antes da exaustão e ter gestos de autocuidado? Assista ao episódio do programa “De Propósito” sobre Saúde emocional