Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

Os cursos gratuitos online têm sido uma das alternativas mais procuradas pelas pessoas que estão buscando aproveitar o tempo em casa para desenvolver novas habilidades. Tanto para adquirir ou aprofundar competências relacionadas à atuação profissional quanto para aprender algo novo que sempre teve vontade.

Com o intuito de continuar contribuindo por meio da educação e facilitar o acesso da comunidade a conteúdos de diversas áreas, a Província Marista Brasil Centro-Sul preparou uma lista com cinco opções disponíveis no Portal Farol 1817.

1) Teologia & Literatura

Para quem está no clima de reflexão sobre o sentido da existência e como os seres humanos lidam com o mundo, o curso de Teologia & Literatura é uma boa pedida. O material apresenta a relação histórica entre essas duas frentes, a fim de envolver os interessados no campo da teopoética. A trajetória a ser percorrida ao longo dos vídeos vai além do catolicismo, promovendo uma visão ampla, desde as narrativas bíblicas até autores brasileiros.

2) Como manter um plano de contas

Inegavelmente, o controle financeiro é fundamental para a sustentabilidade de uma empresa (e também de uma casa). Aprender mais sobre a utilização dos recursos e sobre a organização das operações pode ser a base para uma gestão eficiente e eficaz. É claro que o momento atual tem exigido ainda mais dos gestores e apresentado uma porção de desafios neste quesito, mas fazer o acompanhamento rigoroso desses dados pode ser essencial para a superação dessa crise. Como montar um plano de contas é um curso que pode ajudar nisso.

3) Entendendo indicadores de endividamento

O medo das dívidas é mais um dos fatores que têm preocupado os gestores e empreendedores dos tempos atuais. Por isso, o curso Entendendo indicadores de endividamento faz parte desta lista, para auxiliar quem precisa interpretar essas informações do balanço patrimonial. O objetivo é facilitar a compreensão do quanto uma empresa possui de dívida sobre o valor de patrimônio e ativos. Tendo clareza do cenário, será mais fácil pensar em soluções para o negócio próprio ou em ideias para ajudar quem precisa saber mais sobre o assunto.

4) Oratória

Curso coringa que vale para todas as áreas! Ser um bom comunicador é uma das competências que influencia muito no desempenho profissional e na relação com as pessoas. Portanto, mesmo que hoje em dia a interação tenha que ser virtual, a habilidade de fazer boas apresentações em público pode ser um grande diferencial. O curso de Oratória tem a finalidade de fornecer ferramentas para que o aluno se sinta mais preparado para esses momentos e possa enfrentar suas dificuldades.

5) Conhecendo a Pastoral Juvenil Marista

Por fim, mas não menos importante, fica a indicação do curso Conhecendo a Pastoral Juvenil Marista, ideal para quem quer conhecer melhor essa frente de atuação presente na PMBCS. Além de apresentar o contexto histórico, os fundamentos básicos que compõem a proposta de evangelização da PJM, os conceitos e práticas realizadas no cotidiano das realidades, essa série de vídeos também aborda o carisma e a missão Maristas. Ou seja, uma ótima oportunidade para se aproximar do jeito de ser Marista e valorizar a participação juvenil na transformação da sociedade.

Neste período que exige distanciamento físico e cuidados redobrados em virtude do coronavírus, a tecnologia certamente está sendo uma aliada para manter famílias, amigos e colegas de trabalho conectados. Assim como para compartilhar conhecimentos, independentemente das barreiras geográficas. 

Se você gostou das indicações e lembrou de alguém que também pode se interessar por algum desses assuntos, envie esse texto. O Farol 1817 possui outros cursos gratuitos, em uma plataforma aberta a todos. Aproveite!