Nada como uma boa história para trazer inspiração para nossas vidas. Hoje, reunimos uma lista de cinco filmes para inspirar a solidariedade. Perfeitos para assistir com a família, refletir e também uma ótima maneira de conversar com os pequenos sobre assuntos mais complexos.

Vamos lá? 

 

Encanto

A nova animação da Disney, com música composta por Lin-Manuel Miranda, referência no teatro musical e gênio por trás de produções como In the Heights e Hamilton, é um prato cheio sobre família, cooperação, pluralidade e amor. 

A família Madrigal vive na Colômbia e foi abençoada com poderes mágicos: cada um tem um talento especial que transformou a vida de sua comunidade. Menos Maribel. E ela, claro, sofre com isso. 

Daí em diante são músicas deliciosas, vontade de dançar, chorar, e abraçar quem se ama. 

*Disponível no Disney+

 

Vida de Inseto 

Um clássico dos estúdios Disney baseado na fábula de Esopo sobre A Cigarra e a Formiga, lançado em 1998. 

O que pode falar melhor sobre a solidariedade do que um formigueiro? Flick, uma das formigas, tem que lutar e unir seus companheiros para derrotar um grupo de gafanhotos que quer destruir sua casa e a vida como ele a conhece. Ótimo para ver com crianças nesta época de férias!

*Disponível no Disney+

 

 

Patch Adams

Patch Adams é um médico norte-americano que ficou famoso por focar nos pacientes, e não na doença. Ele mesmo lutou contra a depressão, foi internado diversas vezes em hospitais psiquiátricos, e descobriu que criar vínculos com seus pacientes e cuidar deles era sua missão de vida.

Sua história virou filme em 1998, quando Robin Williams interpretou o médico e conquistou o público com esta história verídica de amor, compaixão e empatia.

*Disponível na Netflix

 

Um Sonho Possível

Este filme baseado em uma história real rendeu um Oscar à Sandra Bullock e muitas lágrimas à audiência. Um jovem órfão e negro no Sul dos Estados Unidos é adotado por uma família que o apoia e incentiva a se tornar um grande jogador de futebol americano. 

Uma mensagem impactante de que com solidariedade e amor podemos superar as desigualdades. 

*Disponível na Netflix

 

Lion

Mais uma história verídica emocionante, contada com uma sensibilidade ímpar. O filme acompanha Saroo, um menino indiano de cinco anos de idade que se perde do irmão mais velho em um passeio de trem. Ele passa um bom tempo na rua, entra no sistema de adoção e acaba indo morar com uma família australiana na Tanzânia. 

Acompanhar sua trajetória, crescimento e batalhas internas em busca de sua identidade, enquanto tenta se adaptar à nova vida é arrebatador.

*Disponível na Netflix

 

Saiba mais 

Esses e outros conteúdos sobre solidariedade e amor ao próximo você também pode acompanhar no site Solidariedade que Aquece.