A educação transforma. É o principal meio para formar cidadãos virtuosos, solidários e capazes de transformar o mundo. Tema da Campanha de Fraternidade deste ano, seu impacto vai além do que podemos entender. Para os cristãos, além de salas de aula e livros didáticos, é necessário amor para educar. Abaixo, dez filmes que tratam sobre o impacto da educação para inspirar conversas e incentivar os estudos.

 

Escritores da Liberdade

Neste filme, uma professora (interpretada pela atriz Hillary Swank) chega a uma escola de um bairro pobre onde agressividade e violência dominam. Os alunos são rebeldes, não querem estudar, há conflitos relacionados à raça e classe social. Com abordagem e método de ensino diferentes, a professora conquista a confiança de seus alunos que, aos poucos, adotam comportamentos empáticos, solidários e de respeito ao próximo. 

 

*Disponível na Netflix

 

Sociedade dos Poetas Mortos

Um filme icônico que inspirou gerações, Sociedade dos Poetas Mortos é emblemático. Seus diálogos sobre arte, literatura e vida movem os espectadores e os fazem refletir sobre o que realmente importa. O professor interpretado por Robin Williams chega para revolucionar o colégio interno de rapazes que almejam vidas grandiosas.

 

*Disponível no Star+

 

Coach Carter – Treino para a Vida

Um papel emblemático de Samuel L. Jackson como treinador de basquete de sua antiga escola que até hoje gera comentários. O técnico faz que seus jogadores assinem um contrato se comprometendo a ter boas notas em todas as matérias, um comportamento respeitoso e manter uma aparência apresentável. Ele espera disciplina e comprometimento, e consegue muito mais. 

 

*Disponível no Tele Cine

 

O Sorriso de Monalisa

Julia Roberts é a professora de história da arte Katharine Watson neste filme sobre mulheres, educação e direitos iguais. Sua postura diante da faculdade onde leciona e as regras controversas inspira suas alunas a lutarem por mais.

 

*Disponível na HBO Max

 

Malala

Documentário sobre Malala Yousafzai e sua luta pelo direito à educação das meninas e mulheres. Imperdível.

 

*Disponível na Netflix

 

Hamilton

A peça que transformou a cena do teatro musical mundial sobre o primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Alexander Hamilton, é mais do que revolucionário. É o relato de um homem dedicado, estudioso, que ganhou bolsa de estudos num país estrangeiro e chegou a um cargo de prestígio no governo.

 

*Disponível no Disney+

 

O Menino Que Descobriu o Vento

Uma história tocante e inspiradora de um jovem do Malawi, na África. Incomodado com as dificuldades que seu vilarejo tem que enfrentar, William KamKwamba se dedica a um projeto: uma engenhosa turbina eólica. Seu maior sonho é poder estudar — e transformar para sempre a vida daqueles ao seu redor.

 

*Disponível na Netflix

 

Sementes Podres

Um trapaceiro de carreira que se transforma ao se tornar mentor de um grupo de estudantes. O exemplo perfeito do poder da educação.

 

*Disponível na Netflix

 

Preciosa

Claireece Preciosa Jones, 16 anos, vive no Harlem, em Nova York. Sofre abusos da mãe e de todos ao seu redor, simplesmente por ser gorda e negra. Tem um filho com síndrome de down, e quando engravida pela segunda vez, acaba sendo suspensa da escola. Mas o respiro chega, através de uma professora.

 

*Disponível no Amazon Prime Vídeo