A devoção à Maria, nossa Boa Mãe se concretiza quando depositamos nossas esperanças em sua intercessão junto a Jesus. Confira o que é essa intercessão de Maria e exemplos de invocar a ajuda e proteção.

A confiança na intercessão de Maria é algo que faz parte da identidade dos cristãos de confissão católica. Nos momentos mais difíceis, mais do que nunca, sabemos que a Boa Mãe está do nosso lado.

Exemplo dessa fé são as peregrinações que acontecem no mundo todo com pedidos de bênçãos e milagres pela intercessão de Maria. O fato de mover multidões nos quatro cantos do mundo é bastante simbólico. São manifestações coletivas que demonstram a força da nossa fé na em Maria, mãe de Jesus.

Aqui no Brasil, o local de romaria mais conhecido é a Basílica em Aparecida, no interior de São Paulo, dedicada à padroeira do nosso país. Em 2019, mais de 170 mil passaram pelo local durante o dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Também temos em nosso país inúmeras pequenas capelas dedicadas a homenagear a mãe de Jesus. No mundo, há vários outros locais que movem multidões, como os Santuários de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal; e de Nossa Senhora de Guadalupe, no México.

Veja também: As virtudes de Maria que nos aproximam do caminho de Cristo

Origem da intercessão de Maria

Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

Como conta o Evangelho, durante a festa de casamento, Maria, antes dos convidados, percebeu que o vinho tinha acabado. A situação causaria alguns problemas, considerando a cultura e os costumes das pessoas na época.

Ainda que Jesus já tivesse falado que não era chegado a sua hora, segundo o Evangelho, ainda assim a mãe de Cristo intercedeu junto a ele. Maria pediu para que o filho agisse e ajudasse aos anfitriões da festa.

Após esse pedido feito por Maria é que Jesus deu então as instruções às pessoas que serviam aos convidados. Ele pediu para que fossem enchidos os barris vazios com água e em seguida operou o milagre da transformação dessa água em vinho.

Marcelino Champagnat: exemplos de confiança na intercessão de Maria

Assim como os fiéis das peregrinações fazem todos os anos, Marcelino Champagnat compartilhou da mesma confiança na intercessão de Maria ao longo da sua vida.

Em situações de perigo, na qual a obra dos irmãos poderia ter sido prejudicada, ele avivava em todos os seus liderados a confiança em Deus e na intercessão de Maria. O que fica bastante claro em uma de suas cartas, escrita em 5 de agosto de 1830.

 

“Não tenham medo, temos Maria para nos defender. Todos os nossos cabelos estão contados, não cairá nenhum sem que Deus permita. Estejamos bem persuadidos de que não temos inimigo maior do que nós mesmos. Somente nós é que podemos nos causar dano, e ninguém mais. Deixo-os nos sagrados coração de Jesus e de Maria. Não nos esqueceremos de vocês em nossas orações. Rezem também vocês por nós.” 

 

Orações de inspiração à intercessão de Maria

O Papa Francisco tem nos dados exemplos constantes de como podemos nos aproximar da Boa Mãe e confiarmos em sua intercessão junto a Jesus Cristo.

Durante o mês de maio deste ano, também conhecido como Mês Mariano, Francisco evocou diversas vezes a confiança na Boa Mãe. No dia 6 de maio, como parte da celebração do mês de Maria, conclamou:

“Exorto a todos a se unirem espiritualmente a este ato popular de fé e devoção, para que, através da intercessão da Santa Virgem, o Senhor conceda misericórdia e paz à Igreja e ao mundo inteiro.”

Em uma carta que escreveu aos fiéis na preparação ao mês de maio, Francisco enfatizou a importância de rezar pedindo a intercessão de Maria. Para ajudar a criar o hábito e se manter firme nesse propósito, deixou duas orações – que ele mesmo se propôs a fazer também junto com fiéis do mundo inteiro. E apesar dessa mensagem ter servido como uma preparação para o Mês de Maria, ela pode nos inspirar em todos os meses do ano a pedirmos a intercessão de nossa Boa Mãe.

Confira aqui as orações 

As lições da confiança na intercessão de Maria

O que podemos aprender com atitudes como as de Marcelino e do Papa Francisco com relação a esse tema? Sem dúvida, a recorrer com fé e confiança à intercessão de Maria. De maneira particular, nós que levamos o seu nome em nossas vidas e trabalhos, devemos levar essa mensagem adiante. Então fica aqui um convite especial: renovemos todos sempre a nossa confiança na Boa Mãe.