Você também pode escutar esse conteúdo:

Para falarmos sobre o chamado à vida, vamos trazer à luz aquilo que a ciência já comprovou: nosso universo contém em torno de 200 bilhões de galáxias. Uma delas é a nossa, Via Láctea, com cerca de 100 bilhões de estrelas. Dentre tantas, está o Sol, classificado hoje como estrela-anã. E em torno dele, há nove planetas. Um deles é a Terra

Nesse lugarzinho chamado Terra há algo chamado “vida”. A ciência calcula que em nosso planeta existam mais de trinta milhões de espécies de vida, mas até agora só classificaram dez por cento. 

Uma dessas espécies conhecidas é a nossa. Hoje, são mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, e uma delas é você. Antes desses sete bilhões já passaram por aqui mais de 120 bilhões de pessoas, e depois que tivermos cruzado o túnel da morte, virão outros bilhões de outros seres humanos.  

Diante de tudo isso, a frase “se eu não existisse, ninguém iria notar minha ausência” pode surgir. Mas, antes de nossa existência no mundo, Deus já nos conhecia e amava; por isso nos chamou à vida: somos suas criaturas. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação. 

Se a vida já é vocação, devo-lhe uma resposta. Qual será a resposta que Deus espera de nós? Certamente a vida tem um sentido a ser descoberto, uma obra a realizar. E ninguém pode fazê-lo por nós. 

A primeira resposta ao chamado da vida é o compromisso sagrado de quem a considera um dom de Deus confiado aos cuidados humanos. Colocar-se a serviço da vida já é responder à vocação.

São Marcelino Champagnat, fundador dos Irmãos Maristas, sabia que seu chamado era oferecer o melhor que tinha — sua vida — ao serviço da educação cristã de crianças e jovens. Graças ao seu chamado, muitos outros Irmãos Maristas puderam encontrar sua vocação neste mundo. 

Você é um entre os sete bilhões de seres humanos vivos deste planeta, e é chamado a dar um significado a sua vida, a encontrar seu lugar e descobrir sua missão — mas lembre: a primeira é sempre o chamado à vida. 

Saiba Mais:
Vocação
Qual a essência da vida consagrada Marista?
É possível ser santo nos dias de hoje?