Você pode escutar esse conteúdo se preferir:
O Advento é um período de expectativa alegre, antecipação e preparação para uma das datas mais importantes para os cristãos: o Natal, nascimento de Jesus. O primeiro domingo de advento foi observado em 28 de novembro, e neste fim de semana as comemorações continuam. Como se preparar para este mês tão especial?
Estas quatro semanas são essenciais para amadurecer nossa espiritualidade e relacionamento com Deus – acolher o Senhor que vem ao nosso encontro. “Advento” significa, justamente, aproximação; do latim adventus “chegada, o que está por vir”. E durante este período, lemos passagens bíblicas que anunciam a chegada de Jesus.
Veja a mensagem do primeiro domingo de Advento da Província Marista Brasil Centro Sul
Símbolos e preparação
Há uma série de símbolos específicos que ajudam cristãos a honrarem este período tão importante, início do ano litúrgico. Coroa, velas, cores específicas e outros culturais, como o calendário do Advento, que faz sucesso com as crianças.
Tradicionalmente, deve-se montar uma coroa de ramos verdes, que deve ser disposta em lugar visível na casa. Dentro dela, são colocadas quatro velas – às vezes cinco, dependendo do lar.
Três velas são de cor roxa, a oficial do Advento, que representa o convite de purificação de nossos corações para a conexão com o Senhor, e uma é cor-de-rosa, que simboliza a alegria da chegada de Cristo.
A cada domingo, uma é acesa, para que todas brilhem na véspera do Natal.
É comum também que uma quinta vela, branca, esteja presente: ela representa o nascimento de Jesus e só deve ser acesa no dia de Natal.
Segundo domingo de Advento na Província Marista Brasil Centro Sul
As duas chegadas de Cristo
O Advento é tempo de alegria e esperança, quando os cristãos se preparam para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, e também um período de conexão interna, em que devemos preparar nossas mentes e corações para a segunda vinda Dele, no fim dos tempos.
A importância e o simbolismo desta época para o misticismo católico estão diretamente ligados ao Glória: o Advento é o único período do ano litúrgico em que não cantamos o hino. Afinal, enquanto Jesus não estiver entre nós, algo sempre faltará.
Assim, o hino só deve ser cantado na solenidade de Natal.