Você está pronto para acolher Jesus neste Natal? O Tempo de Advento é um dos períodos mais importantes para os(as) católicos(as), por marcar o início de um período de quatro semanas de reflexão e esperança antes da celebração do nascimento de Jesus. A palavra “advento” vem do latim adventus, e significa “chegada” ou “vinda”. Na data, através de tradições, símbolos e leituras, somos convidados(as) a nos conectar mais profundamente com o mistério da encarnação Divina.

 

Quando começa e como funciona o Tempo de Advento?

O Advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal e, mais do que uma contagem regressiva, é um momento de preparação espiritual, que une a memória do nascimento de Cristo com a expectativa de sua segunda vinda. De modo geral, o Advento é marcado por missas especiais, orações e gestos concretos de solidariedade, que tragam uma maior sintonia com os valores do Evangelho.

Além disso, a coroa do Advento é um elemento central nas celebrações. Vamos entender a sua simbologia?

A coroa do Advento consiste em um círculo de ramos verdes, que enfatiza a eternidade de Deus e a esperança. Sobre ela, há quatro velas – cada uma representando os domingos que antecedem o Natal. Conheça os significados::

● Primeiro domingo (verde): simboliza a esperança.

● Segundo domingo (vermelha): reflete o arrependimento e a preparação.

● Terceiro domingo (roxa): celebra a alegria pela proximidade do nascimento de Cristo.

● Quarto domingo (branca): reforça a fé e a vigilância.

As velas são acesas uma a uma, domingo após domingo, acompanhando o avanço do período de Advento. Clique aqui para acessar o post de Instagram da nossa Província, que explora um pouco mais sobre esse assunto.

Os evangelhos dos quatro domingos de Advento

Cada domingo do Advento traz uma passagem bíblica que nos ajuda a refletir sobre a vinda de Cristo:

1. Primeiro Domingo do Advento – Lucas 21,25-28.34-36
Neste evangelho, descreve sinais que indicam a proximidade da segunda vinda de Jesus, alertando sobre os perigos de se distrair com as preocupações secundárias e chamando os(as) seguidores(as) de Jesus a manterem-se vigilantes e em oração, pois a salvação está próxima.

 

2. Segundo Domingo do Advento – Lucas 1,26-38

Aqui, é narrada a anunciação de Gabriel a Maria – um dos momentos mais importantes do Advento, pois marca o início da encarnação de Cristo. Maria é convidada a fazer parte do plano de Deus de ser a Mãe de Jesus, e sua resposta é cheia de fé e confiança. É de se emocionar!

 

3. Terceiro Domingo do Advento – Lucas 3,10-18

O trecho em questão aborda o papel de João Batista como testemunha da luz, que é Jesus Cristo – que é questionado pelos fariseus sobre sua identidade, e nega ser o Cristo, o Profeta ou Elias, afirmando apenas ser a voz que prepara o caminho para aquele que virá depois dele. “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”, explicou o profeta, que também era primo de Jesus.

 

4. Quarto Domingo do Advento – Lucas 1,39-45
Aqui, é narrado o encontro de Maria com sua prima Isabel. Assim que a anfitriã recebe Nossa Senhora, exclama com um grande grito: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”. Assim, também nós somos inspirados(as) a nos alegrarmos com a Boa Nova da vinda do Menino Deus em nossas vidas.

 

Como podemos nos preparar para o Natal?

1. Reserve momentos para a oração pessoal e familiar, para refletir sobre o que está por vir. Recomendamos, por exemplo, que conheça a proposta da Campanha de Natal da Província Marista Brasil Centro-Sul, que dialoga com a temática do Jubileu do Ano Santo de 2025, a ser celebrado pela Igreja, em que também somos convidados(as) a rezar por quem vive em contextos de migrações forçadas, conflitos armados, genocídios e guerras.

 

2. Pratique a solidariedade, faça uma doação ou apoie campanhas solidárias. Em algumas Frentes de Missão da nossa Província, instalamos árvores de Natal como espaços de arrecadação de brinquedos para crianças e adolescentes da Vila Torres, território periférico de muita pulsação cultural, educativa e ecológica, localizada na região central de Curitiba (PR). A intenção não é que esse ato se solidifique como uma “boa ação” pontual. É importante também que, ao longo do ano, sejamos capazes de acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que tornem a sociedade um espaço mais justo e fraterno para todos(as), principalmente os(as) que mais precisam.

 

3. Leia as passagens dos Evangelhos do Advento. Busque compreender como cada mensagem se aplica à sua vida. Neste mesmo post, citamos todos os trechos bíblicos  que serão abordados durante as celebrações eucarísticas do tempo de Advento pela Igreja Católica no mundo inteiro.

 

4. Participe das missas dominicais em família. Esse ato já é uma tradição entre católicos(as), mas não custa reforçar o convite da vivência desse momento de oração comunitária semanal tão importante! 😊

 

5. Se necessário, busque a confissão. Pode ser uma boa forma para celebrar o Natal com o coração renovado! Este sacramento não é focado listar as nossas faltas diante do sacerdote, mas em uma busca sincera de profunda e íntima comunhão com Deus, em um movimento de conversão sincera e reconhecimento de nossas limitações humanas.

O Tempo de Advento é um convite a parar e acolher Jesus. Nós, da PMBCS, desejamos que este período seja vivido com muita paz, consciência e equilíbrio!