Confira a reflexão escrita pelo Irmão Pedro João Wolter, da Comunidade Marista São José, em São José dos Pinhais (PR), sobre a tarefa de Animação Comunitária durante a pandemia.

Animação Comunitária em tempos de pandemia

Uma comunidade de religiosos idosos e enfermos, como a que eu animo, em princípio, já é  um tanto isolada, dificilmente saem. No entanto, possuem uma vida social bem ativa com as visitas que estimulamos dos familiares, confrades da Província, principalmente das comunidades próximas, dos antigos alunos e professores, etc. Nos finais de semana recebem inúmeras visitas.
Com o advento da Covid-19, tivemos que suspender todas essas visitas. Estimulamos, então, os contatos por telefone, WhatsApp e outros meios de comunicação. Continuamos a participar  virtualmente de todas as reuniões e atividades da Província, inclusive de um encontro com o Superior Geral, desde Roma.
Também tínhamos suspendidos todas as atividades com os fisioterapeutas, a  fonoaudióloga, a  naturóloga e a terapeuta ocupacional, ficando apenas com os/as enfermeiros/as e técnicos/as de enfermagem. Em vista da importância das atividades com esses profissionais para com os idosos e enfermos, após um mês, voltamos a contratá-los. Lógico, com todos os cuidados (luvas, máscara, troca de roupa e calçado na entrada, verificação da temperatura, etc ). Com o retorno dessas atividades, melhorou muito a qualidade de vida dos idosos e enfermos.
Buscamos ocupá-los o máximo de tempo possível com muitas atividades além das normais de uma comunidade religiosa, outras tais como: ensaio de canto, leitura de jornais e revistas, vídeos, fazer palavras cruzadas e quebra-cabeça. Neste aspecto, a terapeuta ocupacional auxilia muito com atividades físicas, recreativas e intelectuais.
Diariamente participamos da Santa Missa, às 7h, pela TV Canção Nova e no momento da  Eucaristia, o sacristão da comunidade distribui a Sagrada Comunhão.
Sempre que o tempo permitir, rezamos o Terço caminhando, em procissão, pelos caminhos da propriedade com a participação inclusive dos cadeirantes e dos que usam andador.
Para tornar a vida comunitária mais distendida, buscamos celebrar  com muita animação todos os eventos, principalmente as datas significativas do Ano Litúrgico, da Congregação e os aniversariantes da casa. Nossa festa junina, apenas interna com os religiosos e colaboradores,  está sendo bem preparada e aguardada.
As orações, sem pressa, continuam sendo os momentos mais importantes em que diariamente é colocada a intenção pelos enfermos da Covid-19. E também dos seus cuidadores, os familiares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, voluntários, sacerdotes e demais.
“Podemos ter chegado em diferentes NAVIOS, mas hoje estamos todos no mesmo BARCO” –  Martin Luther King Jr.

Confira o vídeo com algumas imagens da Residência:

Acompanhe a série completa no site da CRB Regional Curitiba.