Experimente ouvir o conteúdo:

Em 2020, fomos desafiados a nos reinventar em diferentes aspectos da vida. Dessa forma, no mês de agosto, durante as festividades do Dia do Marista, inovamos o modo de viver esse períodos que é um dos mais importantes do ano para os Irmãos Maristas. Foi então nesse contexto que surgiu uma das principais novidades: o lançamento do “Caminhar Marista”, em formato totalmente digital, dentro do aplicativo para smartphone “Bem Diário”.

 

“Caminhar Marista”: o que é?

“Caminhar Marista” são livros lançados periodicamente, com o objetivo de promover reflexões de espiritualidade a partir de pequenas histórias, frases religiosas importantes, trechos de documentos da história Marista, fragmentos bíblicos, entre outros. O material conta com 6 edições e, até o ano passado, podia ser consultado em formato PDF na internet.

A 6ª edição, lançada no contexto da pandemia, tem um formato inteiramente novo, digital, dividido em 18 capítulos – com mais três tópicos que contêm 13 orações. O número 6 do “Caminhar Marista” possui o tema “Reflexões para os novos tempos” e traz na abertura de cada parte uma epígrafe (frase famosa relacionada ao tema) e uma pequena história para introduzir a reflexão. 

Na sequência, o tópico “Luzes Bíblicas” faz relação com uma passagem da palavra de Deus para então o item “Luzes Maristas” trazer reflexões de documentos que embasam toda a tradição e o carisma Marista. Para fechar, o leitor conta com um “Conselho de Francisco” e uma oração para cada capítulo.

 

Reflexão diária na palma da mão

Mais do que possibilitar baixar uma versão em PDF, o app “Bem Diário” inaugurou uma nova forma de se visualizar o conteúdo dos livros do “Caminhar Marista”. Com a divisão em pequenos capítulos e os textos com divisões claras entre si, ficou mais fácil de ler o material diretamente no celular.

Podemos  refletir sobre temas importantes das nossas vidas em pequenos intervalos da rotina, não só naquele tempinho que sobrou do intervalo no almoço, como também no deslocamento para o trabalho, por exemplo. Se houver alguém por perto, pode inclusive ser a chance para socializar e convidar a pessoa a fazer uma leitura e oração conjunta com base nos tópicos do “Caminhar Marista”, com reflexões sobre nossos tempos.

 

Principais assuntos 

Na 6ª edição do “Caminhar Marista”, as reflexões propostas foram inspiradas no momento vivido em 2020. Entre os principais tópicos estão: como é possível ver uma luz no fim do túnel em meio adversidades, a prática do amor incondicional, o aprendizado da observação e do autocontrole e a importância de se caminhar juntos. Outros temas como determinação, empatia, escolhas, preparação para a vida, família, inovação, singularidade espiritual e valorização das pessoas também compõem o material.

 

Acervo do “Caminhar Marista” em um só lugar

E não foi só o lançamento da 6ª edição do “Caminhar Marista” que foi para dentro do app. O aplicativo “Bem Diário” abriu um novo universo de possibilidades. Agora todas as edições são facilmente acessadas em um único local. Assim fica fácil refrescar a memória daquela história interessante, passagem bíblica profunda ou uma oração que esteve presente em outras edições e você quer relembrar. 

 

Edições anteriores do “Caminhar Marista”
1- Reflexões para o cotidiano

Confira aqui 

2- Reflexões em torno da mesma mesa

Confira aqui 

3- Reflexões para um Novo Começo

Confira aqui 

 

4- Reflexões para uma família carismática

Confira aqui 

 

5- Reflexões em torno dos Valores

Confira aqui 

6- Reflexões para os novos tempos (digital)

https://conteudo.marista.org.br/bem-diario

 

 

O app Bem Diário

O aplicativo “Bem Diário” foi lançado como parte das comemorações do Dia do Marista 2020, comemorado todo ano em 15 de agosto. O app traz conteúdos em texto, áudio e imagem sobre a memória de Marcelino Champagnat, nosso fundador, e também sobre caminhos trilhados pelo Instituto Marista. É uma chance de deixar de lado por um instante o mundo turbulento em que vivemos para silenciarmos os pensamentos nos conectando com o bem.

 

Um convite para “ouvir” o silêncio

 

Agora que você já conhece as novidades de 2020, lhe convidamos a baixar o “Bem Diário” no celular e a embarcar nessa viagem com destino aos nossos próprios corações. Um pequeno tempo por dia para ler um capítulo de cada vez, com calma, é o suficiente para começar a criar novos hábitos de oração e reflexão. Vamos juntos desligar um pouquinho do ruído do mundo agitado e nos encontrarmos com nós mesmos? 

 

Para baixar pela PlayStore, clique aqui

Para baixar pela AppleStore, clique aqui.