Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

Rotina da Casa de Formação Marista envolve aprendizado, partilha, reflexões e também momentos de lazer. Local faz parte da continuidade da edificação da obra de Marcelino Champagnat

Uma vida normal e ao mesmo tempo diferente. Por um lado, viver na Casa de Formação Marista é ter uma rotina, como acontece em qualquer residência. Com horários, organização das tarefas, disciplina e outros costumes. Ao mesmo tempo, o estilo de vida na Casa de Formação guarda diferenças em relação a essa noção de casa mais tradicional que a maioria de nós tem.

Quem decide partilhar a vida em comunidade na Casa de Formação com os Irmãos Maristas, precisa estar aberto, sobretudo, a seguir numa caminhada inspirada pelo Evangelho e por Marcelino Champagnat, nosso fundador. Nos tópicos a seguir você terá uma noção melhor do que significa viver na Casa de Formação e um pouco mais sobre algumas das atividades que envolvem esse modo de vida.

Partilha e importância do grupo na Casa de Formação Marista

Em primeiro lugar, um dos pontos mais importantes dessa entrega à vida na Casa de Formação Marista está na constante partilha. As atividades em grupo são frequentes desde os primeiros anos de convivência, quando o jovem ainda está na fase inicial, chamada de Aspirantado e Prepostulado. Confira neste texto em seguida quais são as etapas do itinerário formativo.

Nesse processo de convívio e partilha na Casa de Formação é preciso uma comunhão de esforços para que a comunidade siga em frente. Momentos coletivos de orações e partilha da mesa nas refeições com os outros moradores da casa são alguns dos exemplos dessa necessidade constante de se cultivar o senso de coletividade.

Casa de Formação Marista

União para além do aspecto prático

E quando se fala em dividir a mesa, há algo que vai além de, por exemplo, sentar juntos para partilhar uma refeição. Sentar à mesa com outras pessoas é um ato simbólico, que se relaciona ao significado da mesa da Eucaristia e à mesa de La Valla. Essa última é um símbolo da história e da espiritualidade Marista, cuja representação trata a respeito de como compartilhamos o trabalho, a oração e a fraternidade.

Casa de Formação Marista: espiritualidade, estudo e diversão

As Casas de Formação Marista têm objetivo constante de querer dar oportunidades. Assim, com a adequação ao tempo em que vivemos, é preciso desenvolver os talentos das pessoas, cultivar sua espiritualidade, se divertir e estudar sobre os mais variados assuntos. Esse processo de evolução certamente é o fator mais importante.

No processo de formação de Irmãos Maristas, não se traça um caminho com certeza de como será seu fim. Pelo contrário. É preciso se preparar, viver as fases de se conhecer, se aceitar, se superar e se converter ao Evangelho em vista do seguimento de Jesus Cristo. Viver cada fase, a seu tempo, e buscar estar pronto para, quem sabe, no fim da jornada fazer parte da família Marista como Irmão religioso.

Casa de Formação Marista

Oração

A oração é um hábito da Casa de Formação que é tratado com disciplina. Há, por exemplo, orações diárias feitas de forma coletiva, em determinados horários. A prática também ocorre de forma individual pelos moradores da casa, em seus momentos de reflexão consigo mesmo e com Deus. Como lembra o Catecismo da Igreja Católica, rezar é elevar o coração a Deus. Igualmente, é um momento de ouvir o próprio coração e a voz que habita cada existência humana.

Estudo

A jornada dentro da Casa de Formação também exige muito estudo dos que querem se tornar Irmãos. Em uma etapa inicial, os jovens que saíram do ensino médio fazem uma experiência de vivência em comunidade. Em seguida, se aprofundam no conhecimento de si e do discernimento sobre o chamado de Deus e começam o Curso de Teologia. Neste texto contamos com mais detalhes estas etapas. 

Tarefas manuais

Uma parte da manutenção e asseio da Casa de Formação Marista é feita pelos seus moradores. O contato com a natureza no trabalho de cuidados com os jardins, por exemplo, é um modo de proporcionar a reflexões profundas de autoconhecimento. Sem contar que organizar uma escala entre os colegas para tarefas como cortar a grama e podar as árvores é uma chance de exercitar a capacidade de conviver em grupo e conhecer melhor as pessoas.

Casa de Formação Marista

Contato com as artes

Muitos dos formandos dedicam parte do seu tempo às artes. Nesse sentido, é comum que aprendam a tocar algum instrumento musical, a cantar ou a se manifestar nas mais variadas formas de arte. Afinal, viver numa Casa de Formação, muitas vezes, é também a porta de entrada para a descoberta de talentos guardados e que precisavam de um empurrãozinho para se desenvolverem.

Momentos de descontração

A prática de esportes, comemorações e momentos de descontração de modo geral também fazem parte da rotina da Casa de Formação. Além disso, os formandos são incentivados a viverem suas individualidades, a praticarem exercícios ou fazerem aquilo que os engrandeça no projeto de serem pessoas realizadas e felizes no caminho de Jesus.

Atender ao chamado de Deus

A jornada de cada um é única e o processo de desenvolvimento pessoal é, com certeza, o mais importante nessa caminhada. Assim, viver uma vida com propósito e obstinada a atender ao chamado de Deus por meio de sua vocação deve ser o objetivo principal de todo ser humano. E para os que sentem esse chamado de Deus no coração, a Casa de Formação é um local que está de portas abertas para fazer parte do despertar espiritual dos postulantes a serem Irmãos Maristas.

Se você gostou deste texto e quer saber mais sobre a formação dos Irmãos Maristas, indicamos também este outro conteúdo.