Escute o audiopost deste conteúdo:

O Papa Francisco chamou de “ecologia integral” a postura que contempla a vida e a valoriza acima de todas as coisas. Se entendemos que vivemos em uma casa comum, já demos o primeiro passo para cuidarmos uns aos outros. Então, como começar a praticar a solidariedade neste ano novo?

 

Solidariedade em 2022

Ser solidário é estar ciente da sua responsabilidade diante do conjunto e o conjunto ser igualmente responsável — o impacto deste simples conceito desde o início da pandemia do coronavírus se tornou ainda mais claro.  

Em uma das audiências gerais, o Pontífice ressaltou que a solidariedade “possui os anticorpos para curar estruturas e processos sociais que se degeneraram em sistemas de injustiça, e opressão”. Não há caminho senão a solidariedade para o mundo pós-pandemia. 

Para começar a praticar a solidariedade no ano novo, veja alguns pontos abaixo.

 

Eu estou construindo pontes ou muros? 

Como é seu comportamento no dia a dia? Suas atitudes aproximam ou afastam os demais? Você busca entender, se colocar no lugar do outro, ter empatia?

 

Como é sua comunicação com o próximo? Você escuta para compreender ou para sugerir uma solução? 

A comunicação assertiva e não-violenta  é essencial para um mundo solidário. Conseguir entender as necessidades alheias, comunicar as suas e se posicionar com o bem comum como objetivo final são pilares fortes sobre os quais se constrói uma sociedade justa. 

 

Defendo a justiça social e um olhar de compaixão com todos? 

Independentemente das diferenças sociais, culturais, religiosas, você defende a justiça social e tem compaixão pelos outros? Consegue respeitar as escolhas alheias e, quando se depara com ideias divergentes às suas, consegue dialogar?

Compartilhamos uma mesma humanidade, e para que isso se traduza em justiça social, em uma sociedade sem preconceitos e desigualdades, a solidariedade precisa pautar nossas ações diárias. Como está sua vida? Suas ações são pautadas na promoção e defesa dos direitos humanos? 

As palavras podem soar complexas, mas o necessário para alcançar a ecologia integral, indicada pelo Papa Francisco, são nossas pequenas ações diárias. Vamos começar a praticar a solidariedade em 2022? 

 

Veja muito mais sobre solidariedade no nosso portal Solidariedade que Aquece

https://solidariedadequeaquece.marista.org.br/ 

Baixe o e-book Marista sobre Solidariedade

https://conteudo.marista.org.br/solidariedade-e-o-futuro