Escute esse conteúdo:
A vocação é a aventura de viver o amor de uma maneira diferente. Não apenas uma forma de viver a vida religiosa ou algo relacionado às habilidades pessoais ou inclinações profissionais. Como descobrir a sua vocação?
Em dias em que a sociedade leva a acreditar que a vocação tem a ver somente estes pontos, o desafio, na verdade, é outro. E sempre foi outro. Vocação, do latim vocare, significa chamado.
A vocação é um verdadeiro e pulsante chamado interior de amor por um ‘fazer’ específico. A pessoa com o chamado busca que seu fazer seja repleto de amor para o mundo.
Somos chamados por amor a fazer, ser, transformar
Numa sociedade que espera que sejamos os melhores em tudo, reside a contradição subversiva de amar. A gratuidade do amor não oferece nada em troca, pelo contrário, provoca darmos o melhor de nós mesmos para servir.
Quem ama se alegra por não receber nada em troca!
Por isso somos chamados a viver o amor de uma maneira diferente. Sendo quem realmente somos e sem nos preocuparmos com o que vão pensar de nós.
Como descobrir sua vocação com música?
Há diversas maneiras de explorar seus talentos, sua personalidade e tentar descobrir sua vocação. Entrar em contato com seu eu interior, refletir na presença de Deus e deixar que Ele toque seu coração são maneiras interessantes de buscar descobrir seu chamado.
Uma forma divertida e inspiradora é através da música. Há diversas histórias, por exemplo, sobre irmãos maristas, seu despertar da vocação, contadas a partir de músicas que marcaram a vida dos irmãos e os fizeram refletir.
E, antes que pensemos em músicas gregorianas e clássicas, há um relato, por exemplo de um pagode que fala de perseverança, de valorização das origens e gratidão a Deus.
Não há um único caminho a ser seguido, cada um deve trilhar o seu. Sempre com o amor como norte e Deus como guia. Tema para um próximo post! Como diz o poeta, ‘o caminho se faz pouco a pouco… caminhando…’
Te convidamos a conhecer as páginas abaixo e entender ainda mais sobre a vida de vocação religiosa: