Ao longo do tempo, a tecnologia tem modificado os hábitos da sociedade. Assim, é o aparelho celular que fica responsável por desperta as pessoas. No minuto seguinte em que os olhos se abrem, as notificações já estão invadindo a tela e tomando conta dos pensamentos. Os termos ‘desligar’ e ‘desconectar’ começaram, inclusive, a serem aplicados aos humanos e não apenas aos eletrônicos. Nesse cenário, parece quase impossível encontrarmos momentos de contemplação e silêncio.

 

O “medo de perder alguma informação”, conhecido como F.O.M.O (do inglês ‘fear of missing out’), impacta diretamente em uma necessidade ilusória da hiperconexão. Mas será que isso é saudável? Qual o impacto que tem na vida das pessoas? Além do ruído que chega dos artigos eletrônicos, o movimento das ruas e das construções fazem o encontro com o silêncio parecer impossível.

Se preferir, você pode ficar por dentro deste conteúdo ouvindo o audiopost:

Afinal, como encontrar o silêncio?

No caminho espiritual, o incentivo a meditação e oração são ferramentas para oportunizar esses momentos de contemplação. Por mais desafiador que pareça, os benefícios promovidos no sistema nervoso e nas emoções já estão presentes no fato da pessoa desacelerar, não se concentra apenas em silenciar.

 

Outro caminho para encontrar o silêncio pode ser uma caminhada na natureza. É uma busca por escutar novamente os pássaros, os insetos, o som do vento e das águas. São experiências reconfortantes e como se percebe, não se reduzem exclusivamente a ausência sonora.

 

Os espaços de silêncio no cotidiano são, portanto, espaços de respiro que permitem um ganho na qualidade de vida. Contribuem diretamente para acalmar e mudar o ritmo acelerado. O que pode impactar diretamente na redução do estresse e, por consequência, a experiência de maior criatividade.

 

A leitura também é uma atividade silenciosa valiosa que pode ser facilmente adaptada ao dia a dia e permite reflexões.  Uma indicação que une leitura, espiritualidade e reflexão são as edições do Caminhar Marista, clique aqui e comece agora mesmo a criar um espaço silencioso na sua vida.

 

Acesse conteúdos sobre o tema

Oração descomplicada: entenda o significado das orações

Como iniciar uma oração em grupo e o poder desse hábito