Sem tempo para ler o conteúdo? Escute agora mesmo:

O renascimento da humanidade começou pela mulher. A partir dessas palavras, ditas por Papa Francisco, abrimos a seguinte reflexão no texto de hoje: como podemos cuidar e valorizar as mães e mulheres aos olhos de Deus? 

 

Maria, o berço da salvação 

 

Bem, antes de tudo, precisamos reconhecer e honrar as mulheres pelo dom da vida. Maria, em seu ventre, recebeu e deu à luz a salvação do mundo. 

 

“Nascido de uma mulher. Jesus, logo que nasceu, espelhou-Se nos olhos duma mulher, no rosto de sua Mãe. D’Ela recebeu as primeiras carícias, com Ela trocou os primeiros sorrisos. Com Ela, inaugurou a revolução da ternura; a Igreja, ao contemplar o Menino Jesus, é chamada a continuá-la. Pois também ela, como Maria, é mulher e mãe – a Igreja é mulher e mãe.”, Papa Francisco

 

Maria, ao fazer a vontade de Deus, se tornou o berço da humanidade. Foi através do “sim” da Boa Mãe que testemunhamos o milagre da ressurreição. Nesse sentido, em um ato extremo de amor, Deus se uniu a nós e, para nos unirmos a Ele, precisamos também recomeçar de Maria, da mulher.  

 

“N’Ela, Deus uniu-Se a nós e, se queremos unir-nos a Ele, temos de passar pela mesma estrada: por Maria, mulher e mãe. (…) Se quisermos tecer de humanidade a trama dos nossos dias, devemos recomeçar da mulher.”, Papa Francisco

Veja também:

As virtudes das mulheres

 

Igualmente, Maria foi exemplo de mulher, esposa e mãe. Recebeu em seu ventre, amamentou e guiou Jesus por todos os passos de sua vida. Esteve, acima de tudo, sempre ao lado de sua família como uma fiel escudeira. Foi apoio até mesmo no momento mais difícil de sua vida: ver seu próprio filho ser crucificado na cruz. Diante de tantos momentos difíceis, demonstrou sua doçura, humildade e fé. 

As Marias de hoje estão entre nós. São nossas mães, avós, tias, filhas, irmãs: mulheres agraciadas pelo dom de Deus com virtudes únicas como o cuidado, a sensibilidade, a intuição, a ternura, a resiliência, a interseção e a doação ao próximo. 

 

“Os dotes de delicadeza, sensibilidade e ternura peculiares, que enriquecem o espírito feminino, representam não apenas uma força genuína para a vida das famílias, para a propagação de um clima de serenidade e de harmonia, mas uma realidade sem a qual a vocação humana seria irrealizável. E isto é importante! Sem estas atitudes, sem estes dotes da mulher, a vocação humana não consegue realizar-se!”, Papa Francisco

 

Diante disso, nos cabe a reflexão: como estamos cuidando de quem Deus escolheu para testemunhar o dom da vida? 

 

Vigilantes no respeito e cuidado com as mulheres 

 

O Papa Francisco nos alerta sobre a importância de cuidarmos e protegermos nossas mulheres. Deus as escolheu para serem fonte da vida, da reencarnação. Contudo, hoje ainda vemos muitos casos de ofensas, abusos físicos e verbais, objetificação e entre tantos outros desvios com o corpo das mulheres. Atitudes que ferem também a Deus. 

 

“Onde as mulheres são marginalizadas, é um mundo estéril, porque as mulheres não só dão a vida, mas nos transmitem a capacidade de olhar além, de sentir as coisas com o coração mais criativo, mais paciente, mais tenro.”

 

 

Então, que a partir dessas reflexões possamos repensar a maneira como estamos cuidando das mulheres de nossas vidas: nossas mães, filhas, esposas, avós e todas aquelas que estão ao nosso redor. Que dentro de nossos lares sejamos exemplos da família de Nazaré: um lar de amor, cuidado, proteção e centrado em Deus. E, fora deles, sejamos guardiões e guardiãs das mulheres do mundo. Nessa caminhada, podemos contar sempre com a interseção e força da Boa Mãe!

 

“E se queremos um mundo melhor, que seja casa de paz e não palco de guerra, tenhamos a peito a dignidade de cada mulher. (…) Uma conquista a favor da mulher é uma conquista em prol da humanidade inteira.”