Sem tempo para ler o conteúdo? Dê o play e escute agora mesmo:

 

A felicidade é um mistério para muitas pessoas. É possível ser feliz o tempo todo? Existe felicidade mesmo quando estamos com problemas? Somos genuinamente felizes apenas quando as coisas saem como planejamos? No texto de hoje, queremos te convidar a expandir o olhar sobre o que é ser feliz. 

Primeiramente, precisamos deixar de lado o mito de que a felicidade acontece somente quando não temos problemas. Pelo contrário, ao olharmos sob essa ótica, estamos reduzindo a essência do que é ser feliz. A felicidade vai além da sensação momentânea de alegria. Isto é, ela pode ser encarada como um processo de construção de uma vida mais plena. 

 

Então, o que é e como ser feliz? 

A felicidade está relacionada à realização pessoal. Ela envolve diversas áreas de nossas vidas: familiar, profissional e espiritual, por exemplo. Assim, quando trabalhamos todas em conjunto, sentimos a real sensação de ser feliz. 

Dessa forma, ao compreendermos esse processo, passamos a encarar os desafios da vida de outra maneira.  Não significa que não nos abalaremos, mas que tomaremos as rédeas de nossas vidas. Em resumo, passaremos a administrar a nossa própria felicidade. Logo, no processo de realização pessoal, olhamos para o futuro sempre com esperança e com a certeza que pode ser diferente. 

Vamos ver algumas dicas para se desenvolver nesse caminho? 

 

1) Sentir o amor de Deus para ser feliz

Antes de tudo, não tem como falar em felicidade sem antes falarmos em Deus. Ele é a nossa base e a nossa razão de existir.

Às vezes nos sentimos perdidos e fragilizados sem saber qual rumo tomar. E, no fundo, é a presença de Deus que nos falta. Ao lado dele encontramos forças para encarar os desafios do mundo, coragem para relevar as próprias verdades e confiança para trilhar um propósito de vida

Por isso, mergulhe no amor de Deus e entregue sua vida para Ele. 

Para aplicar no dia a dia: 5 hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus

 

2) Ser feliz compreendendo as próprias fragilidades e virtudes

Semelhantemente, a felicidade depende também de uma realização pessoal com quem somos. Muitas vezes, vivemos conflitos internos que esbarram em outras áreas de nossas vidas.

Por isso, precisamos abraçar nossas virtudes, compreender nossas fragilidades e agir de maneira gentil com os nossos próprios sentimentos. Como Jesus nos disse, A verdade vos libertará.” João 8:31-32. 

Que façamos então das palavras de Cristo um pilar para nossas vidas. Ao expormos verdadeiramente quem somos, incluindo nossas fraquezas, podemos de fato iniciar um processo de cura interior. E, a partir daí, viver uma trajetória de realização e santidade

Para refletir no dia a dia: 

 

3) Amar e ser amado 

Sob o mesmo ponto de vista, o olhar compreensivo com as próprias fragilidades também expande nossa compreensão com o outro. Ao entendemos que somos imperfeitos e filhos do mesmo Pai, deixamos as diferenças de lado e nos colocamos verdadeiramente no lugar do próximo. Logo, também contribui para a realização pessoal.

Sentir-se amado e amar são pilares que transbordam o nosso ser e geram uma alegria genuína. 

Para aplicar no dia a dia: 

  1. Abrir os olhos e enxergar a realidade que nos rodeia;
  2. Ouvir o próximo sem julgamentos; 
  3. Promover espaços de integração e diálogo entre diferentes grupos; 
  4. Agir de maneira gentil com o próximo;
  5. Oferecer e receber uma palavra amiga; 
  6. Agradecer pelas pequenas coisas;
  7. Elogiar as pessoas ao seu redor e valorizar aquilo suas principais virtudes.

4) Conectar-se

No mundo agitado em que vivemos, muitas vezes deixamos de lado o nosso próprio bem-estar. Dessa forma, às vezes sentimos o estresse, a impaciência consigo mesmo e com o outro e até a redução da sensibilidade. 

Assim, tirar um tempo semanalmente para descansar é fundamental em todo esse processo de conexão com Deus, com nós mesmos e com o outro.

Às vezes tudo que precisamos é de um domingo livre, sem compromissos, longe de dispositivos e só observando a vida acontecer. Ouvir o canto dos pássaros, ver o movimento das nuvens, perceber os sons do ambiente e sentir o cheiro da grama, da chuva ou daquele cafézinho da tarde saindo. 

Faça isso por você e feliz jornada!