Ouça esse conteúdo:

 

Ser um líder farol de esperança significa ser ponto de luz em meio à escuridão, guia quando tudo é incerto e também um exemplo a ser seguido. É orientar, guiar, inspirar, dar direção e segurança às pessoas ao seu redor ou sob sua liderança. Há diversas possibilidades para ser agente de transformação na vida das pessoas, e ser um líder farol de esperança no seu ambiente de trabalho é uma delas.

Sem dúvida, são diversas as características que fazem um bom líder. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e a constante evolução tecnológica, o foco mudou das habilidades técnicas para as interpessoais e emocionais (chamadas soft skills). É comum que vagas demandem inteligência emocional, por exemplo, ou colaboração. Outras pedem escuta ativa e comunicação eficiente.

O resumo é: a preocupação do mercado de trabalho também é com a pessoa que vai ocupar aquela vaga, seus valores e atitudes, não só com o profissional e seu trabalho prático e técnico.

Como ser um líder farol da esperança

Mas afinal, como ser um líder farol da esperança? Como ser luz, inspiração e segurança aos que estão ao redor? Como liderar uma equipe da melhor maneira, respeitando a individualidade de cada um e estimulando a potência do grupo? Abaixo, veja pontos simples que podem ser incorporados no seu dia a dia.

Acolha e acompanhe com atenção

Todos os membros da sua equipe merecem e devem ser acolhidos com atenção e afeto. Pode parecer estranho falar de afeto em um ambiente profissional, mas o cuidado com o outro e sua vida deve acontecer em todas as esferas. Assim, busque entender os momentos em que é necessário acolher e ouvir.

Pratique a escuta ativa

Escute para entender, não para responder. Parece simples, mas a vontade de interromper alguém em uma reunião durante uma explicação vem justamente do instinto de resolver, responder, quando na verdade deveríamos escutar para entender de onde o outro fala. Escutar ativamente garante um espaço de diálogo livre e colaborativo, sem julgamentos.

Esteja presente

Dê o exemplo: esteja presente em todas as interações. Não use o celular durante reuniões, preze pela atenção plena, olhe nos olhos. Isso faz com que a pessoa se sinta ouvida e importante.

Preste atenção às necessidades de cada um

Os resultados são importantes dentro de uma empresa, então é claro que o desempenho do grupo é fundamental. Entender as necessidades individuais da sua equipe é o segredo para que cada um faça o que faz de melhor — para que suas habilidades e competências sejam utilizadas ao máximo, e que todos trabalhem felizes. Assim, é necessário estar atento, ter conversas periódicas e conhecer cada um.

E, por fim, lidere por exemplo. As dicas acima são apenas algumas que você pode incorporar no dia a dia para ser um líder farol da esperança. O importante é que você aja de acordo com o que diz, viva seus valores e se comporte de uma maneira com que sua equipe possa se relacionar.