Provar que uma sociedade fraterna, justa e solidária é possível – este é o grande objetivo da Campanha da Fraternidade em 2022. Completamente alinhada aos ensinamentos maristas, a Campanha deste ano é focada em educação. Neste artigo, veja ideias de como trabalhar a Campanha da Fraternidade 2022 em sala de aula. 

 

A Campanha da Fraternidade de 2022

A Campanha da Fraternidade existe desde 1964 na Igreja brasileira. São mais de 50 anos de trabalho provocando reflexões e novos caminhos de experiência de fé, buscando aproximar os cristãos de Deus. 

A Campanha é sinônimo de conversão e comunhão, e desde que foi idealizada por Dom Eugênio de Araújo Sales, de Natal (RN), se tornou um movimento nacional, adotado pelas unidades particulares da Igreja no Brasil. 

Ela acontece durante o período de quaresma, mas deve ir muito além dos 40 dias. Seus ensinamentos servem para construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. Neste ano, o tema é educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. 

O tema de 2022 evoca os objetivos permanentes da Campanha:

  • Com base na justiça e no amor, educar para a vida fraterna
  • Comprometer cristãos com a busca pelo bem comum
  • Relembrar a responsabilidade de todos em relação à evangelização 

 

Como trabalhar a Campanha na sala de aula

>>> BAIXE O E-BOOK GRATUITO “COMO TRABALHAR A CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM SALA DE AULA <<<

Para trabalhar a Campanha da Fraternidade em sala de aula é preciso, primeiramente, praticar a escuta ativa. O tradicional método de interação em sala de aula, quase automático, pode se beneficiar ao beber da fonte da Comunicação Não-Violenta, por exemplo. 

Abordagens de conversa que permitam que alunos compartilhem suas experiências, dúvidas e receios são fundamentais para deixá-los à vontade e criar um ambiente acolhedor. 

Neste cenário favorável, é possível educar seres humanos que acreditam — e que crescerão com isto em mente — num mundo justo, igualitário e fraterno. É imprescindível que o educador, no entanto, tenha discernimento e sabedoria para aplicar os princípios da Campanha no seu contexto específico. 

Temos um Ebook disponível gratuitamente, preparado para ser um guia dentro da sala de aula, repleto de ideias e sugestões para educadores. Mas alguns pontos são simples e importantes de serem lembrados:

  1. Ensinamento é relacional – a escuta ativa importa
  2. As palavras e ações em sala de aula devem condizer com as práticas de Jesus
  3. Autoridade vem de conhecimento e experiência 
  4. Metáforas e provérbios despertam curiosidade e encantamento na aprendizagem
  5. Cada um tem seu próprio tempo (Respeita o tempo, a experiência, a mentalidade, as concepções que as pessoas trazem consigo. Jo 4, 7-26)
  6. A solidariedade deve ser exemplo: compartilhe histórias de personagens solidários
  7. Mencione as escrituras na sua fala, assim os alunos as percebem como parte do seu dia a dia
  8. Proponha atividades em conjunto com outros grupos, incentivando a colaboração
  9. Incentive o trabalho voluntário
  10. Trabalhe a Ecologia Integral sempre que possível

 

>>> BAIXE O E-BOOK GRATUITO “COMO TRABALHAR A CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM SALA DE AULA <<<

 

Oração da Campanha da Fraternidade 2022

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva. Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano.

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária. Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor! Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.

Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.

Amém.