Provar que uma sociedade fraterna, justa e solidária é possível – este é o grande objetivo da Campanha da Fraternidade em 2022. Completamente alinhada aos ensinamentos maristas, a Campanha deste ano é focada em educação. Neste artigo, veja ideias de como trabalhar a Campanha da Fraternidade 2022 em sala de aula.
A Campanha da Fraternidade de 2022
A Campanha da Fraternidade existe desde 1964 na Igreja brasileira. São mais de 50 anos de trabalho provocando reflexões e novos caminhos de experiência de fé, buscando aproximar os cristãos de Deus.
A Campanha é sinônimo de conversão e comunhão, e desde que foi idealizada por Dom Eugênio de Araújo Sales, de Natal (RN), se tornou um movimento nacional, adotado pelas unidades particulares da Igreja no Brasil.
Ela acontece durante o período de quaresma, mas deve ir muito além dos 40 dias. Seus ensinamentos servem para construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. Neste ano, o tema é educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
O tema de 2022 evoca os objetivos permanentes da Campanha:
- Com base na justiça e no amor, educar para a vida fraterna
- Comprometer cristãos com a busca pelo bem comum
- Relembrar a responsabilidade de todos em relação à evangelização
Como trabalhar a Campanha na sala de aula
>>> BAIXE O E-BOOK GRATUITO “COMO TRABALHAR A CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM SALA DE AULA <<<
Para trabalhar a Campanha da Fraternidade em sala de aula é preciso, primeiramente, praticar a escuta ativa. O tradicional método de interação em sala de aula, quase automático, pode se beneficiar ao beber da fonte da Comunicação Não-Violenta, por exemplo.
Abordagens de conversa que permitam que alunos compartilhem suas experiências, dúvidas e receios são fundamentais para deixá-los à vontade e criar um ambiente acolhedor.
Neste cenário favorável, é possível educar seres humanos que acreditam — e que crescerão com isto em mente — num mundo justo, igualitário e fraterno. É imprescindível que o educador, no entanto, tenha discernimento e sabedoria para aplicar os princípios da Campanha no seu contexto específico.
Temos um Ebook disponível gratuitamente, preparado para ser um guia dentro da sala de aula, repleto de ideias e sugestões para educadores. Mas alguns pontos são simples e importantes de serem lembrados:
- Ensinamento é relacional – a escuta ativa importa
- As palavras e ações em sala de aula devem condizer com as práticas de Jesus
- Autoridade vem de conhecimento e experiência
- Metáforas e provérbios despertam curiosidade e encantamento na aprendizagem
- Cada um tem seu próprio tempo (Respeita o tempo, a experiência, a mentalidade, as concepções que as pessoas trazem consigo. Jo 4, 7-26)
- A solidariedade deve ser exemplo: compartilhe histórias de personagens solidários
- Mencione as escrituras na sua fala, assim os alunos as percebem como parte do seu dia a dia
- Proponha atividades em conjunto com outros grupos, incentivando a colaboração
- Incentive o trabalho voluntário
- Trabalhe a Ecologia Integral sempre que possível
>>> BAIXE O E-BOOK GRATUITO “COMO TRABALHAR A CAMPANHA DA FRATERNIDADE EM SALA DE AULA <<<
Oração da Campanha da Fraternidade 2022
Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva. Livrai-nos da influência negativa de uma cultura em que a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos e de esperança no ser humano.
Renovai-nos com a vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço, e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária. Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos na missão de educar para a vida plena em família, em comunidades eclesiais missionárias, nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes.
Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor! Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, com a sabedoria dos pequenos e pobres, nos ajude a educar e servir com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz.
Por Jesus, vosso Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.
Amém.