Ser mãe é ser presença e luz que ilumina o mundo. É ser responsável pela vida e ser mensageira direta de Deus. Maria, nossa Boa Mãe, é o exemplo para o qual devemos olhar neste Dia das Mães, mas também sempre — seu caráter, suas escolhas e caminho de vida foram consagrados e inspiraram São Marcelino Champagnat em sua jornada.

 

São Marcelino Champagnat e Maria, nossa Boa Mãe

Papa Francisco disse: “sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afeto”. E foi justamente esta força revolucionária que motivou São Marcelino Champagnat a fundar a Organização Marista. 

 

Seu relacionamento com a Virgem Maria foi sempre de admiração, confiança e afeto. Em suas conversas com os Irmãos Maristas, surgiu o nome Boa Mãe, pelo qual Maria seria chamada entre eles. Seu lema, “Tudo a Jesus por Maria; tudo a Maria para Jesus”, é uma declaração explícita de como Nossa Senhora impactou sua vida e sua missão.  

 

Champagnat se orientou em valores que via em Maria para fundar a organização: alegria, perdão, afeto, amor, ternura. Entendeu que a melhor maneira de atingir sua meta de espalhar o evangelho para crianças e adolescentes era com uma educação repleta de amor. E assim, como fez nossa Boa Mãe, transformou vidas por onde passou.  

 

O Exemplo de mãe que foi Maria

O amor de mãe é imensurável, quase impossível de ser compreendido, dizem, até que se passe pela experiência por si. É transformador, revolucionário, sem medidas, é afeto quando se precisa de um acalento, assertivo quando deve ser e sempre, em qualquer hipótese, restaurador. 

 

O amor que une dois seres eternamente, o milagre da vida materializado em mulher: um presente que Deus viu essencial também para seu filho, Jesus. Nosso Salvador sempre valorizou, cuidou e amou sua mãe, nos mostrando como devemos tratar e respeitar as nossas.

 

Maria foi dedicada, amorosa, diligente, compreensiva e obediente. Corajosa! Quando Deus lhe deu a tarefa de trazer ao mundo Seu Filho, ela aceitou e entendeu aquilo como maior honra e privilégio. Seguiu se dedicando a Jesus e sua vida. Seguiu abençoando todos ao seu redor com sua ternura. Sua gentileza, no entanto, não deve ser confundida com fraqueza: Maria, como todas as mães, era tenaz e destemida. Faria o que fosse por sua cria. 

 

Seu exemplo vive entre nós e ilumina nossas vidas e relacionamentos com nossas mães. Sem mães, mulheres, não há sopro de vida no mundo. Elas são bênção, amor e presente de Deus. Desejamos a todos um Feliz Dia das Mães e os deixamos com a oração abaixo para este domingo:

 

Oração para o Dia das Mães

“Não tenham medo, temos Maria para nos defender. Todos os nossos cabelos estão contados, não cairá nenhum sem que Deus permita. Estejamos bem persuadidos de que não temos inimigo maior do que nós mesmos. Somente nós é que podemos nos causar dano, e ninguém mais. Deixo-os nos sagrados coração de Jesus e de Maria. Não nos esqueceremos de vocês em nossas orações. Rezem também vocês por nós.” 

 

Saiba Mais

Outras Orações para Maria

Baixe o ebook 31 Dias com Maria