O Dia Mundial da Educação inspira a reflexão sobre a importância do ensino como uma ferramenta fundamental para a construção de um futuro melhor. E bons exemplos como o legado Marista podem trazer luz sobre quais direções seguir. Afinal, desde 1817 o carisma promove às crianças e jovens uma formação integral orientada ao desenvolvimento de valores éticos, espirituais e sociais.

 

Essa trajetória bicentenária atravessou fronteiras e gerações com o trabalho realizado pelos Irmãos Marista. E entre suas principais características estão a valorização da educação como um meio para a transformação social, o estímulo à solidariedade, justiça social e participação cidadã.

 

Com o passar do tempo, a missão Marista se fortaleceu, principalmente, por apresentar uma abordagem humanitária, centrada nas pessoas, além do compromisso com a educação inclusiva de vulneráveis. E neste Dia Mundial da Educação, se torna um grande incentivo sobre como esses princípios podem apoiar o ensino nos diversos âmbitos.

 

Olhar para o amor que transforma

Junto às questões metodológicas, Marcelino Champagnat trouxe uma forma amorosa de educar, baseada na confiança e no otimismo para fortalecer as relações. Segundo o fundador:

 

“A educação é uma obra de amor”. Marcelino Champagnat

 

Essa devoção marcou a vida do fundador que tinha uma origem humilde e sempre manteve no horizonte a preocupação com a questão educacional.  Neste Dia Mundial da Educação, educadores de todo Brasil podem olhar para o legado Marista como um projeto revolucionário e entender que suas bases podem ser replicadas para apoiar os movimentos sociais através dos tempos.

 

Saiba Mais

Cartas de Marcelino: 8 Inspirações para os dias de hoje

Fé, ação e missão que continua: o sonho de Marcelino Champagnat renasce em nós a cada ano