Se você preferir, pode escutar esse conteúdo no nosso audiopost:

Começamos o mês de Novembro celebrando o Dia de Todos os Santos no dia primeiro, que nos lembra sobre nosso chamado a sermos santos, ou seja, a viver a santidade. Todos nós já ouvimos a história de algum santo ou temos alguma devoção a eles. Como eles conseguiram a santidade? Como foi possível? E como pode ser possível hoje, quando a nossa vida atual parece às vezes se distanciar do ideal de santidade? É possível ser santo em 2021?

Apesar de parecer impossível, podemos sim viver a santidade em nossa realidade, ainda que não tenhamos um contexto de vida como a de muitos santos que conhecemos, que eram religiosos e viviam em mosteiros. Para atingir a santidade, precisamos primeiro entender o que significa ser santo. 

Talvez já tenha passado na cabeça de uma maioria das pessoas que para ser santo é necessário não errar; ou rezar muito, várias vezes ao dia. Ainda que essas compreensões não estejam erradas, não ajudam a entender bem o caminho da santidade — afinal é quase impossível não errar ou passar todo nosso tempo em oração. 

Mas qual compreensão então pode ajudar a trilhar o caminho da santidade? Primeiro, entender que para trilharmos o caminho da santidade é possível recomeçar depois de cada erro. Falharemos inúmeras vezes, mas é crucial recomeçar. Recomeçar significa entender o porquê se errou, se arrepender e voltar a caminhar. 

O ritmo da vida moderna impossibilita que estejamos constantemente rezando. Mas podemos transformar em oração tudo o que fazemos no dia a dia, oferecendo as nossas obras a Deus, orientando-as para a promoção da vida, da dignidade e da justiça. 

Certamente você já ouviu a expressão “santos de calça jeans”, que lembra justamente isso: podemos sim trilhar o caminho da santidade dentro do nosso contexto e realidade.  Por fim, bem sabemos que os Evangelhos muito nos ensinam como viver a santidade em nosso dia a dia. 

Você já ouviu falar do “vestibular para entrar no céu”? Quando Jesus nos ensina: “Estive com fome e me destes de comer; estive como sede e me destes de beber, estava doente e preso e me visitastes; estava nu e me vestistes…”, vemos um indício de como viver mais próximos de Deus, da mensagem do evangelho e continuar a seguir o caminho da santidade. 

Não é necessário deixar de lado o que se gosta de fazer. Ir ao cinema, ouvir música, estar com os amigos, praticar esportes, todas estas atividades são parte de uma vida santa. É apenas necessário assumir o compromisso sem deixar de entender que ele é possível de ser alcançado em nossa condição de vida, em nossa realidade humana, quando Deus se mostra presente e caminhando com a gente. Ser santo não é ser perfeito. É viver a vida que temos em plenitude, num compromisso com Deus, em estar sempre recomeçando e tendo a vida iluminada pelos ensinamentos do Evangelho.