Experimente ouvir o conteúdo:

Vamos nos juntar a um sentimento global de renovação? Separamos orações de fim de ano para um 2021 com mais carinho, afeto, respeito e compaixão.

O fim de ano traz consigo um dos sentimentos mais bonitos, o da renovação. A esperança toma conta de nossos corações e aflora em nós o desejo de um amanhã melhor, com mais carinho, afeto, respeito e compaixão. Semelhantemente, é também quando silenciamos os barulhos do mundo exterior para ouvir a nossa voz interior, agradecer pelas graças concedidas e pedir interseções a Deus e Maria.

Nesse sentido, queremos nos juntar a esse sentimento global de renovação com o intuito de fortalecer a nossa fé. Em seguida, separamos orações de fim de ano para serem realizadas individualmente, em família ou grupo. Além de mensagens dedicadas a um ano melhor, separamos também orações para aqueles que buscam, acima de tudo, a presença de Deus para superar momentos difíceis.

 

Oração de Natal

Vivemos em 2020 um ano de muitas dúvidas e desafios. O novo coronavírus impôs um cenário completamente novo e, para muita famílias, um tanto quanto de marcas dolorosas. Assim, em meio a esse cenário, encontramos forças na presença de Deus e na de nossos irmãos. Experenciamos, então, a busca pelo reencontro com nossos valores, com o sentido da vida e com o poder da solidariedade.

Dessa forma, neste fim de ano, a resposta para o Tempo de Advento não poderia ser outra senão na fé. Silêncio interior, reflexão e reconstrução da esperança indicam, portanto, o caminho para um 2021 com dias melhores.

 

“Nestes tempos difíceis para muitos, esforcemo-nos por redescobrir a grande esperança e alegria que nos dá a vinda do Filho de Deus ao mundo”, Papa Francisco

 

Esse também é o pedido da CNBB,  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que nos convida, neste ano, na Novena de Natal de 2020, a levarmos a catequese para dentro de nossas casas. É um momento, sobretudo, para contemplar o silêncio e a palavra.

Veja em seguida o depoimento do Dom Carlos Verzeletti e logo após uma das orações da Novena.

 

“Não há nada mais prático e importante do que encontrar-se com Deus, do que apaixonar- se por sua Palavra, do que viver com Cristo, por Cristo e em Cristo. Apaixona-te! Permanece no amor! Tudo passará a ser diferente. Feliz Natal! Abençoado Ano Novo!”, afirma dom Carlos dom Carlos Verzeletti

Confira sobre a Novena de Natal 2020 aqui

 

Canto da Oração Inicial da Novena de Natal 2020

– Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar! (bis)
Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis)

– O Senhor Jesus veio nos salvar! (bis)
Com grande alegria, vamos lhe encontrar! (bis)

– No princípio era, Ele nos criou! (bis)
Palavra feita carne, assim nos salvou! (bis)

– A sua chegada trouxe a salvação! (bis)
A Igreja vive nele sua encarnação! (bis)
(Aqui se faz uma inclinação, enquanto se canta:)

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito! (bis)

Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)

(As pessoas se olham entre si ou se saúdam, enquanto se canta:)

– Aleluia, irmãos, venham com fervor! (bis)

Neste Advento, a Deus nosso louvor! (bis)

Confira a oração completa aqui

 

 

Orações de fim de ano para refletir nossas vocações

Dessa maneira, falando em esperança e fé, deixamos aqui também uma oração que resgata o que há de mais íntimo de nós. Ela fez parte da Semana Vocacional Marista 2020, cujo tema foi “Desperte-se” e o lema “Vocação: qual é o seu propósito?”. Tudo a ver com esse momento de reflexões e novas direções, não é?

 

 

Deus, Autor da Vida!

Desperta em cada ser humano a consciência de cuidar. Desperta em mim a intensidade de viver o presente com amor, compaixão e esperança. 

Desperta em nós sentimentos de humanidade que nos tornem agentes de transformação na defesa da ecologia e na promoção dos direitos humanos.

Desperta em cada ser humano o desejo de transformar o mundo, com atitudes de comprometimento, na busca pelo essencial. Desperta em mim razões para viver novos começos, sonhos e amanheceres.

Desperta em nós um maior sentido da vida, novas emoções, pensamentos e olhares.

Desperta em cada ser humano um novo jeito de ser, ter e agir, visando à sustentabilidade de nosso planeta.

Que tenhamos sensibilidade diante das realidades que nos inquietam cotidianamente.

Jesus Cristo, nosso irmão! Maria, nossa Boa Mãe! Champagnat, nosso pai fundador! Inspirem-nos a ser protagonistas de nossas escolhas.

Que assim seja!

 

 

Veja também:

A renovação começa em nós

Por fim, finalizamos essa conversa resgatando a verdadeira essência de fim de ano. Mais do que uma passagem de tempo, ele nos lembra que a mudança está em nós e que todo dia é uma oportunidade para renascer, fazer diferente, recomeçar, buscar o novo e crescer.