Maria, Nossa Boa Mãe, está ao lado de Deus. Sem ela, Jesus não teria vindo ao mundo. Sem sua coragem, altruísmo e amor, não conheceríamos o amor puro, a graça e a benevolência de Deus. No dia 15 de agosto, comemoramos a Assunção de Nossa Senhora: mas o que significa esta data?
Esse conteúdo também está disponível em formato de audiopost. Confira:
O que foi a Assunção de Nossa Senhora
A Assunção de Nossa Senhora é um dogma da Igreja Católica, considerada uma solenidade, mais do que uma celebração. Maria, Nossa Boa Mãe, foi levada de corpo e alma pelos anjos Gabriel e Miguel até Deus quando completou sua vida terrestre.
Antes, a Igreja Católica chamava este momento de “Dormição”, pois ela adormeceu e foi levada aos Céus, mas em 1950 o Papa Pio XII decretou o dogma infalível da Assunção de Nossa Senhora, para afirmar o ocorrido e incluir o milagre na tradição católica.
A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.
Isso significa que Nossa Senhora está de corpo e alma no Céu, ressuscitada. Apenas Maria, Nossa Boa Mãe, e Jesus têm essa condição. Os outros que já desfrutam do Paraíso estão apenas em alma, aguardando o retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo para ressuscitarem.
A diferença entre a assunção de Maria e a ascensão de Jesus ao Céu é simples: Jesus ascendeu sozinho, por sua própria virtude, Maria, no entanto, assuntou por conta Dele, por sua graça.
Maria e os Maristas
Maria teve a maior glória de todas: ser mãe de Jesus Cristo, nosso Salvador. Graças a ela, recebemos nossa salvação. Por conta do seu comprometimento e cuidado, Deus lhe deu uma das maiores glórias possíveis: a assunção.
A Assunção de Maria representa a esperança de todos os cristãos: uma ressurreição já realizada, concreta. É o exemplo perfeito da vitória do bem, da vida eterna, ao lado de Jesus e Deus no paraíso.
Assim, esta solenidade é das mais celebradas por cristãos no mundo todo, desde o século V. Assunta, Nossa Senhora intercede por todos nós, mediadora das graças de Jesus à Igreja.
Para os Maristas, Maria, Nossa Boa Mãe, é bússola: foi inspirado nela e sua vida que São Marcelino Champagnat fundou a organização tantos anos atrás, e inspirados nela que os Irmãos Maristas seguem a missão de Champagnat nos dias de hoje.
Orações à Nossa Senhora
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a vós e, em prova da minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Amém.