Sabemos como a religião e a fé cristã influenciam, moldam e guiam nossas vidas. Como a mensagem de Jesus é de vida, bondade, e que ser como Ele é escolher o caminho de uma vida consagrada. Agora, também a ciência reconhece os benefícios da fé. 

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fé tem impactos positivos diretos na saúde física, emocional e psicológica das pessoas. Ou seja, ter uma crença forte em algo maior, pode diminuir os riscos de doenças diversas, como insuficiência renal, acidente vascular cerebral, cardiovasculares e respiratórias. 

O poder da fé na psicologia

Durante muito tempo, parecia que a ciência e a fé estavam em lados opostos. No entanto, estudos recentes, principalmente na psicologia, têm provado que a fé é extremamente benéfica às pessoas, não invalida avanços científicos e, logo, deve ser estudada.

David DeSteno, autor do livro “Como Deus Funciona: A Ciência por trás dos Benefícios da Religião”, realizou uma série de experimentos para comprovar o que já sabíamos há muito tempo: que os pilares da fé cristã podem ajudar as pessoas a serem melhores.  

A importância da oração

Um destes experimentos foi em relação aos momentos de oração/meditação. DeSteno e sua equipe comprovaram que, depois de apenas três semanas com um momento diário de recolhimento, solitude, conexão consigo e com Deus, a maioria das pessoas participantes do estudo não demonstraram desejo de vingança, por exemplo. 

Sabemos como nossos momentos de conversa com Jesus são importantes no nosso dia a dia, uma bússola quando estamos perdidos, a luz quando só vemos escuridão. São eles que acalmam nossas aflições e trazem esperança. A oração nos coloca no caminho da vida consagrada.

Gratidão

A gratidão foi outro tema extensamente estudado pela equipe do psicólogo. Os profissionais descobriram que o simples ato de agradecer no dia a dia impacta fortemente nossas mentes. Os momentos em que estamos com amigos, em oração, ou à mesa, e damos graças a Deus pelo que Ele nos proveu e nos proporciona diariamente nos fazem entender como somos abençoados — e no estudo de DeSteno, os que agradeciam diariamente, ainda que não cristãos, mentiram 73% menos do que os que não praticavam a gratidão. 

As pessoas gratas são mais solícitas, generosas, e até mesmo mais pacientes. 

Comunidade de Fé

Outro ponto importante da religião no estudo foi a sensação de comunidade e união. Pertencer a uma comunidade de fé e sentir que se tem irmãos de caminhada é um fator decisivo no comportamento das pessoas. 

Durante o estudo, a equipe percebeu que aqueles que se sentiram conectados uns aos outros, durante um experimento, foram mais propícios a ajudar uma pessoa em uma situação corriqueira. Do grupo que não sentiu conexão alguma, apenas 18% tomou a iniciativa.

Isso, apontaram os profissionais, acontece pela sensação de comunhão em práticas comuns, como rezar o terço, novenas, e até mesmo os movimentos sincronizados que fazemos durante a Santa Missa. Ajoelhamos e levantamos juntos, em uníssono diante do Senhor.

A conclusão é: ter fé diminui a ansiedade e a depressão, melhora a saúde física e ainda diminui o risco de morte precoce. Além disso, nos coloca no caminho de uma vida mais leve, com propósito e significado, sabendo que estamos nos aproximando do Deus deseja que sejamos.