Pode parecer estranho falar de espiritualidade relacionada ao Dia dos Namorados, mas na verdade é essencial. Os casais devem estar alinhados em suas buscas espirituais e no contato com Deus para que o relacionamento seja forte, duradouro e feliz. Mais importante ainda é abordar este assunto de maneira prática, com ações e não só ideias. Então vamos lá, veja abaixo cinco dicas práticas de espiritualidade para o Dia dos Namorados. 

 

Dica Número 1: Não Complique

 

Falar de espiritualidade num relacionamento pode trazer à tona vulnerabilidades e gerar algum desconforto entre os parceiros. É natural, afinal trata-se de um assunto do foro íntimo de cada um de nós, nossa conexão direta com Deus. 

 

Se este é um assunto ainda pouco comentado no seu relacionamento, a primeira dica é: não complique. Comece com conversas despretensiosas ou atividades que estimulem naturalmente o assunto (veja as dicas abaixo). 

 

Falar de família é sempre um bom começo. Como é a relação do núcleo mais próximo do seu parceiro com Deus? Perguntar sobre a infância, hábitos religiosos, reuniões familiares é uma ótima maneira de criar um espaço seguro, convidativo e de interesse para que a pessoa se abra sobre sua fé. 

 

Dica Número 2: Entre em Contato com a Natureza

 

A natureza é o perfeito exemplo da demonstração da presença divina nas nossas vidas. Logo, estar em contato com ela é uma forma de contato direto com Deus. Neste Dia dos Namorados, escolha um passeio entre árvores, um piquenique num parque ou uma viagem de carro pela serra. 

 

Se isso não for possível, um simples cantinho da sua cidade em que vocês possam andar descalços pela grama enquanto aproveitam a sombra das árvores já é suficiente.

 

O importante é se conectar com a terra, plantas e árvores. Se permitir estar no momento, refletir, buscar a quietude interior — cancelar o barulho externo e sentir a presença de Deus ao seu redor. Isso pode virar um hábito do casal e abrir caminho para mais conversas sobre a fé. 

 

Dica Número 3: Medite

 

De uns tempos para cá muito tem se falado sobre mindfulness (atenção plena) e meditação. Não é à toa. Os orientais estão anos à nossa frente em termos de aquietar a mente e os benefícios que isso traz, mas ainda há tempo: meditar juntos pode ser uma ótima maneira de se conectar consigo mesmo, com o outro, e com Deus.

 

Há diversas correntes de meditação no mundo, e ao contrário do que muitos pensam, não é apenas questão de “esvaziar a mente” ou “pensar em nada”. A prática meditativa pode envolver cânticos, pode ser ativa, como a yoga ashtanga, pode ser guiada. 

 

Os benefícios são inúmeros, tanto para a saúde mental quanto física; e a meditação oferece um caminho direto ao nosso interior, nossa vulnerabilidade e conexão com o divino. Por que não fazer uma meditação juntos?

 

Dica Número 4: Participe de um Estudo Bíblico

 

Participar de um estudo bíblico é uma maneira fantástica de aprender mais sobre Deus, seu Filho e o Espírito Santo. É um momento de enriquecimento, crescimento e exaltação. A maioria das igrejas oferece uma série de opções de grupos: jovens, casais, crianças, etc. 

 

Escolher participar de um é estreitar o relacionamento com Deus. É entender nossa história, refletir sobre suas palavras sábias, se inspirar com relatos dos apóstolos, sobre Jesus, sobre José. É nos sentir mais próximos de nossos ascendentes, Moisés, Abraão… 

 

Ter a oportunidade de fazer isso com seu parceiro é uma bênção divina. Nada pode aproximá-los mais um do outro. 

 

Dica Número 5: Use a Tecnologia ao seu Favor 

 

Passamos cerca de 5,4 horas por dia no celular, conectados à internet. Por que não usar uma porção deste tempo para expandir nossa espiritualidade? 

 

O Bem Diário, aplicativo gratuito da Província Marista Centro-Sul disponível para iOS e Android, faz jus ao seu nome: traz conteúdos diários para melhorar seu dia e sua vida. Lá, você pode encontrar as Cartas de Marcelino Champagnat, conteúdos em áudio e texto sobre espiritualidade, além de frases novas todos os dias de grandes nomes que nos inspiram, como Madre Teresa de Calcutá.

 

Mais uma atividade para o Dia dos Namorados que você e seu parceiro podem viver juntos: baixar o app e compartilhar seus conteúdos preferidos um com o outro!