Você sabia que também é possível escutar esse post em formato de audiopost? Basta dar o play abaixo:

Estar perto de Deus é fundamental para uma vida consagrada, plena e em paz. No entanto, algumas pessoas pensam que apenas por meio da Igreja e de práticas religiosas podem se aproximar dEle, o que pode desencorajar alguns. A verdade é que atividades simples, da rotina diária, que ajudam o bem-estar de maneira geral, também são um ótimo caminho para estar próximo de Deus. 

 

Veja abaixo ideias de hábitos e práticas como estar perto de Deus no dia a dia. 

 

Meditação para estar perto de Deus no dia a dia

 

Já há alguns anos o termo mindfulness, atenção plena em inglês, vem aparecendo por aí. São matérias a respeito, reportagens de televisão com especialistas e uma onda de preocupação com o tema em grandes empresas. 

 

Mas por que é importante praticar a atenção plena — e como fazê-lo?

 

Em tempos de distrações infinitas e para todos os gostos, quando celulares exigem nossa atenção constante (ou, aliás, tiram nossa atenção do que importa), parece quase utópico falar de estar presente no momento. Meditar. Olhar para dentro. Olhar ao entorno e reparar nos detalhes. 

 

Mas é justamente isso que devemos fazer para estar perto de Deus no dia a dia. O hábito milenar da meditação, tão comum no oriente, existe para melhorar nossas vidas e nos aproximar de Deus. 

 

Tirar alguns minutos da manhã ou da noite, antes de dormir, para se sentar em silêncio e meditar é um bom começo. Há diversas meditações disponíveis, desde as guiadas, as que contam histórias para reflexão, as focadas em exercícios de respiração e relaxamento, etc. 

 

Encontrar a que melhor funcione para você pode tomar um tempo, mas vale a pena. Nos momentos de silêncio, de mente calma e respiração intencional, o coração também se tranquiliza. 

 

A pessoa que se mantém calma dá prova de grande sabedoria, mas o precipitado revela publicamente sua falta de juízo. A paz de espírito é saúde para o corpo, mas a inveja corrói como o câncer. (Provérbios 14:29, 30)

 

O exercício físico, o bem-estar, e o relacionamento com Deus

 

Na mesma linha de raciocínio da meditação, vem a prática regular de exercícios físicos: cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar da mente para uma vida saudável e em paz. 

 

Em primeiro momento, pode parecer não fazer sentido a ideia de que sair para uma caminhada, corrida, ou fazer um esporte tenha a ver com o seu relacionamento com Deus. Mas manter o corpo são contribui para o bem-estar generalizado e impacta diretamente na sua habilidade de se conectar a Ele.

 

Além disso, nosso corpo é o templo de Deus, logo cuidar dele é nosso dever e obrigação. Assim, incluir exercícios diários na sua rotina, cuidar da sua saúde e prezar por seu corpo, buscando equilíbrio e boa saúde, são maneiras de estar perto de Deus no seu dia a dia.

 

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. (1 Coríntios 3:16,17)

 

Estar em contato com a natureza é estar em contato direto com Deus

 

Se “todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito” (João 1:3), estar em meio à natureza é estar na presença de Deus. 

 

Quem pode dizer que não sente a paz quando está cercado de verde? Respirando ar fresco, sentido o calor do sol no rosto? É um privilégio viver em um planeta rico de fauna e flora, com tanto a nos oferecer. Há vida ao nosso redor, e percebê-la, valorizá-la e se conectar com ela é estar em comunhão com Deus. 

 

Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas contarão a você; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso? Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade. (Jó 12:7, 10)

 

Há muito a ser aprendido, também, dos processos sagrados e divinos da natureza. Observar com atenção, estar presente no momento e deixar se encantar pelo milagre ao nosso redor é estar perto de Deus — e algo fácil de fazer no dia a dia. 

 

Seja cuidando de um pequeno jardim em seu apartamento, caminhando por um parque ou visitando um espaço perto da sua casa, como bosques, praças, jardins botânicos, etc, o contato com a natureza é ponte direta a Ele, e também essencial para a saúde mental. 

 

A oração, o canal direto com Deus

 

São inúmeras as menções sobre a oração na Bíblia sagrada: escutamos em Filipenses para não andarmos ansiosos por nada, mas que apresentemos nossos pedidos a Deus em oração e com ação de graças.

 

Lemos também em Romanos que o Espírito Santo intercede por nós em oração, com os Santos e com Jesus Cristo; em Tiago que a oração dos justos é poderosa e eficaz, e em Mateus que devemos orar em silêncio, nos nossos quartos, que Deus nos ouvirá. 

 

A oração é poderosa. É o canal direto de comunicação com Deus, e a forma mais assertiva de estar em contato constante com Ele. Não é apenas os momentos de joelhos ou na Igreja em Santa Missa, mas todo e qualquer momento do seu dia a dia que você possa parar, respirar, conectar-se a Ele e fazer uma oração. 

 

Afinal, ele é nosso Pai e deve ser glorificado a cada momento. 

 

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

 

Leia Mais:

Conheça o Caminhar Marista