Entre os dias 2 e 4 de abril de 2025, colaboradores(as) maristas viveram uma profunda imersão formativa no Centro Marista Champagnat (CMC), em Curitiba (PR), durante o encontro “Espiritualidade do Coração: Uma experiência de travessia”. A proposta, voltada à formação de multiplicadores(as), teve como objetivo proporcionar uma vivência significativa da espiritualidade marista, que possa ser levada aos diversos ambientes de missão, como Escolas Sociais e Colégios Maristas, hospitais, editora etc.

A iniciativa está alinhada às Prioridades do triênio 2024-2027 da Província Marista Brasil Centro-Sul (como as da Espiritualidade Marista  Evangelização), em sintonia com os apelos do 22° Capítulo Geral do Instituto Marista. O evento também responde à necessidade de fortalecer a espiritualidade nas Unidades Administrativas, por meio da atuação de agentes que irradiem o carisma e a mística maristas.

💬 “O coração é o lugar da sinceridade”

O evento também encontra sinergia com a Santa Sé e se fortalece a partir das palavras do Papa Francisco na encíclica Dilexit Nos. Desse modo, os(as) participantes são convidados(as) a redescobrir a espiritualidade como um caminho de verdade interior. “O coração é igualmente o lugar da sinceridade, onde não se pode enganar ou dissimular. Costuma indicar as verdadeiras intenções, o que se pensa, se acredita e se quer realmente, os ‘segredos’ que não se contam a ninguém, em suma, a verdade nua e crua de cada um.”, destaca o pontífice — frase que sintetiza bem o espírito da formação.


✝️ Noite de adoração eucarística

O início do evento foi marcado por momento de oração na Capela Mãe de Misericórdia, com adoração ao Santíssimo Sacramento e reflexão à luz de velas.


🕯️ Interioridade e meditação para começar o dia

A manhã de quinta-feira (03), Valcir Moraes, integrante da equipe da Identidade da PUCPR, conduziu um momento de espiritualidade e silêncio interior. A prática incluiu uma caminhada reflexiva pelos espaços do CMC, encerrando-se com uma meditação na Capela Mãe de Misericórdia.


Acolhida, integração e ambientação do espaço

A coordenadora do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), Josmari Pauzer, apresentou a programação do encontro e promoveu um momento de acolhida, convidando os(as) participantes a se apresentarem e compartilharem de quais Frentes de Missão fazem parte. Os Irmãos Maristas presentes também puderam dar boas-vindas especiais aos participantes. O gesto reforçou o sentimento de pertença e o espírito de família entre os presentes.


💙 Presença significativa dos Irmãos Maristas

Os Irmãos Antonio Martins Teles e Marcondes Backmann participaram do encontro; o Ir. Marcondes, inclusive, fez parte da equipe organizadora do evento e mediou a oficina “Do jeito de Maria”. O Ir. Juarez Pinheiro, que coordena o MChFM e integra a Província Marista Brasil Centro-Norte, também prestigiou o evento.

Ir. Marcondes


🥾 Registros da caminhada

Um dos momentos simbólicos do encontro foi o início com uma caminhada pelo espaço do CMC – Centro Marista Champagnat: uma oportunidade para contemplar a natureza, ter um encontro consigo mesmo e olhar para dentro enquanto se caminhava lá fora.


📖 Reflexão teológica e aprofundamento carismático

Angelo Ricordi, doutor e mestre em Teologia pela PUCPR e especialista em Carisma e Identidade Marista, trouxe contribuições valiosas em sua palestra, reforçando os pilares da espiritualidade marista como fonte de sentido e missão. Na ocasião, mencionou um, pouco do histórico desta formação e a sua correlação com o ícone que ilustra a identidade visual do evento. Quer se aprofundar na temática? Clique aqui para acessar parte do material formativo elaborado e gentilmente cedido por Angelo.

📚 Brinde especial

Durante o evento, também foi entregue aos participantes o livro “Experiência de travessia: Marcos da espiritualidade de Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos Maristas”, de autoria do Irmão Michael Green. A obra pode ser usada como base de aprofundamento para quem assume o compromisso de ser multiplicador(a). Clique aqui para acessar o livro em formato digital, no site do Instituto Marista.

🌹 Oficina “Do jeito de Maria”

Conduzida pelo Irmão Marcondes, a oficina propôs reflexões sobre identidade, autoconhecimento e missão, a partir do exemplo de Maria. A atividade inspirou os(as) participantes a integrarem suas personalidades à vivência da missão, sempre orientados pelos valores e pelo jeito marista de ser. Além de atividades individuais e em grupo, participantes também puderam customizar o verso de suas ecobags com a técnica do stêncil.

 


🎵 Oficina “Amor a Jesus e ao seu Evangelho”

Josmari Pauzer mediou a oficina que abordou a centralidade de Jesus, por meio da música.

 

🕊️ Oficina “Espiritualidade de Simplicidade”

João Luis Fedel explorou o valor marista da simplicidade, a partir da poesia hebraica bíblica.


🍞 Oficina Espírito de Família: o pão partilhado

Divididos em equipes, os grupos puderam discutir sobre temáticas como “Pão da Empatia”, “Pão da fragilidade”, “Pão da comunhão”, “Pão da Misericórdia”, “Pão da Escuta” e “Pão da horizontalidade que constrói pontes”. Além das conversas em pequenos grupos, enquanto uniam os ingredientes e amassavam o pão, também houve uma partilha coletiva dos aprendizados entre todos(as) os(as) presentes, bem como o assamento e partilha dos pães ázimos (sem fermento).

Ao final da experiência, ficou evidente que mais do que um encontro formativo, a “Experiência de Travessia” foi um chamado a viver com mais profundidade o carisma de Champagnat — com o coração aberto à escuta, à partilha e à missão.

 Que cada participante retorne às suas unidades como ponte viva da espiritualidade marista, levando consigo o compromisso de irradiar sentido, cuidado e presença nos espaços onde atuam.