Conheça seis exemplos de dinâmica religiosa que podem ser feitas no modo virtual ou presencial e se inspire para fazer atividades com o seu grupo

Promover dinâmica religiosa em grupo é uma forma de movimentar e dar mais vida às reuniões. Voltar o olhar para si mesmo dentro de uma equipe pode trazer reflexões com potencial para mudar a vida dos participantes. E o mais bacana é que dá para adaptar essas atividades e praticar tanto no modo presencial quanto no virtual.

Quer ver só? Confira a seguir uma lista com seis ideias para inspirar você e seu grupo a adotarem essa prática.

1 – Espiritualidade por meio de desenhos

Tudo começa com um papel, caneta e venda de pano para tapar os olhos. Primeiramente, oriente os participantes a vendarem suas vistas e começarem a desenhar imagens fáceis, como uma casa ou uma árvore. Então, incentive que mostrem seus desenhos e falem sobre as características das suas “obras de arte”. 

Depois, repita o processo, só que, desta vez, com os olhos sem as vendas. Ao compartilhar novamente os desenhos, ajude os participantes a refletirem o quanto a luz e a consciência do olhar fazem com que os traços sejam mais precisos e harmoniosos, assim como o despertar da espiritualidade.

2 – Trocar problemas e soluções na dinâmica religiosa

Esta atividade fortalece a empatia, os vínculos com as pessoas e os valores espirituais. Nesse sentido, a ideia é que as pessoas escrevam sobre alguma angústia ou dificuldade pela qual estão passando e que não conseguem expressar publicamente.

Os participantes devem mandar as histórias ao mediador anonimamente, seja de forma presencial ou digital. Depois, distribua os textos aleatoriamente entre os integrantes e peça que as pessoas analisem o problema que receberam como se fosse seu e então sugeriram uma solução.

É importante manter um ambiente bastante respeitoso durante essa atividade, com uma condução cuidadosa para ajudar as pessoas a se colocarem no lugar do outro.

3 – A vida é uma folha em branco

Essa dinâmica religiosa é bastante simples, mas promove uma reflexão profunda sobre o modo de as pessoas lidarem com seus problemas. 

Peça para cada um pegar uma folha em branco e fazer um ponto no meio e depois que falem sobre esse ponto na folha. O que eles veem ao olhar para esse ponto e compararem com suas vidas? Fomente as respostas e perceba quais são as coisas que ocupam a mente das pessoas. 

Ao final, promova uma reflexão junto com os participantes sobre o fato de focarmos em um só ponto, quando a folha em branco, que representa nossa vida, tem inúmeros espaços para preenchermos, para voltarmos nosso olhar.

4- Gincana bíblica como dinâmica religiosa

Essa é uma maneira bacana de promover a leitura da Bíblia. A ideia é que todos possam ler alguns trechos com antecedência e, depois, no dia combinado do encontro, em grupos, as pessoas discutam as leituras com base em algumas perguntas.  

Mais uma vez, essa é uma dinâmica religiosa que pode ser praticada tanto de forma presencial, quanto online. Se for o segundo caso, use ferramentas de encontros virtuais, como Zoom e Google Meet.

5 – Ficar de frente com pessoas do grupo e conversar

Outra maneira eficiente para fazer as pessoas saírem da sua zona de conforto e praticarem o amor ao próximo é colocar duas pessoas uma de frente com a outra para conversarem. Apenas isso. 

É muito fácil organizar tanto no modo presencial quanto no digital.

A decisão de quem vai estar frente à frente pode ser feita através de um sorteio e também é preciso direcionar um pontapé inicial da conversa, de forma que que faça a reflexão seguir o caminho da espiritualidade.

Uma maneira de estimular isso é sugerir algumas perguntas. A partir daí, é só dar o tempo para as pessoas conversarem e em seguida reunir todo mundo e fazer um debate geral sobre o aprendizado.

6 – Cineclube sobre espiritualidade

Uma sessão de cinema também pode fazer o grupo sair da rotina e discutir assuntos relacionados à espiritualidade com um ponto de partida que nem sempre é comum. Presencialmente, dá até pra estourar uma pipoquinha.

No modo digital, as ferramentas de filmes disponibilizam opções nas quais é possível organizar salas de exibição coletiva, como é o caso da Netflix Party, em que todos assistem ao mesmo tempo em uma única sala.

Depois você já sabe, né? Toda reflexão é bem-vinda! Quer dicas de filmes? Neste texto, compartilhamos 7 indicações de filmes sobre projetos de vidas. 

Dinâmica religiosa: o importante é se reunir!

Bom, deu pra ver que tem muita opção pra gente exercitar nossa espiritualidade em equipe, né? Então, agora é começar com as dinâmicas religiosas e deixar as reflexões surgirem. Como dica final, deixamos a sugestão de testar as mesmas práticas em encontros presenciais e físicos. Essa experiência também pode render longos debates! 

Você também pode gostar: Como iniciar uma oração em grupo e o poder desse hábito