Tudo que uma criança precisa receber quando chega ao mundo é amor. E esse acolhimento deve ser fornecido pelo núcleo familiar. Como disse o Papa Francisco: “A família é o lugar do encontro, da partilha, da saída de si mesmo para acolher o outro e estar junto dele. É o primeiro lugar onde se aprende a amar”.

 

Conforme a família e seus integrantes vão crescendo e envelhecendo pode existir uma dificuldade em manter essa união a partir do amor. Afinal, cada qual segue um rumo, tem preferências individuais e, até mesmo, se conecta com outros núcleos de amizade.

 

No Dia da Família, cabe perguntar: como cultivar o amor familiar e respeito com o passar dos anos? A mesa de La Valla, um dos símbolos máximos da fé Marista, é fundamental nessa reflexão.

 

Em 1897, Marcelino Champagnat estava junto aos irmãos na referida mesa e ensinou sobre comunhão, encontros e sobre a partilha da vida. A ESCUTA e o DIÁLOGO se fizeram presentes naquela ocasião e nortearam os passos da instituição. Sendo assim, uma boa conversa com abertura para trocas é umas das mais antigas e valiosas tradições de preservação dos vínculos e relacionamentos.

 

A Família Global

 

Na Missão Marista, o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) tem um papel fundamental em reforçar essas práticas familiares. Com isso, busca-se caminhar para a construção de um mundo mais justo e fraterno.

 

A partir de encontros o MChFM reúne leigos e leigas para celebrar a vida de todas as formas, com as conquistas e desafios diários. Nas práticas da fraternidade buscas-se aprofundar, principalmente, no cultivo das dimensões básicas do carisma marista: espiritualidade, formação, vida partilhada e missão.

 

Saiba mais

Movimento Champagnat da Família Marista

Oração em família: por que e como começar a rezar com os familiares?