Experimente ouvir esse conteúdo:
De repente, o mundo parou e os olhares se voltaram em boa parte ao pós-pandemia, com a pergunta: o que você mais quer fazer quando a quarentena acabar?
Com o isolamento, é natural pensar que no topo da lista de desejos das pessoas estejam fazer grandes confraternizações, se encontrar com os amigos, viajar e por aí vai. Mas não é bem assim.
Com tempo para ouvir a voz que vem do próprio coração, as pessoas têm procurado cada vez mais a espiritualidade. Agradecer a Deus e ir à igreja é o que mais tem feito falta na opinião de milhares de brasileiros.
Provas de fé que vêm das palavras e dos números
Assim aponta um estudo feito pela instituição Orbit Report. A equipe de pesquisadores analisou, por meio das redes sociais, o comportamento das pessoas no Brasil no período de 10 de Março a 27 de Junho de 2020. No total, foram elencados 3.821 comentários de brasileiros feitos no Facebook, Twitter e Instagram, com a seguinte menção:
“Quando a quarentena acabar…”.
Como resultado, as três principais ligações com a frase foram:
- Agradecer a Deus quando a pandemia passar;
- Voltar a frequentar um espaço religioso;
- Reencontrar amigos e familiares;
Confira os detalhes do material “O Pós-pandemia Segundo a Voz das Redes Sociais” aqui.
Esperança e Fé depois da quarentena
O resultado desse estudo enche os corações de esperança, não é mesmo? Ele demonstra, sobretudo, o amadurecimento da fé e espiritualidade em milhares de famílias.
Se por um lado o distanciamento social de quem mais amamos é um sacrifício, por outro ele também nos chama a passarmos por um processo de ouvirmos mais claramente o chamado de Deus.
Essa voz que está sempre dentro de cada um, nem sempre é discernida. Nós falamos aqui no blog em vários posts sobre a necessidade constante de treinar a habilidade de ouvir a Deus.
Os ruídos de um dia a dia estressante, cheio de compromissos, com pouco espaço para a reflexão profunda, de fato tornam essa tarefa difícil, muitas vezes. Então, o que podemos fazer agora para plantarmos a semente da fé que colheremos no pós-pandemia?
Atitudes que podemos tomar para um mundo com mais fé após a pandemia
-
Orações em família:
Com mais tempo em casa, um bom modo de colocar em prática uma atitude de fé é rezar com os familiares. Nós reunimos algumas dicas para criar esse hábito neste post aqui no blog. Criar um ambiente físico propício à reflexão; desligar os celulares e outros aparelhos eletrônicos para criar um clima de concentração; ter hora para rezar e planejar um rito com começo, meio e fim ao momento são algumas das principais dicas.
-
Terços e novenas virtuais:
Você já procurou na internet se a paróquia mais próxima da sua casa tem uma página no Facebook ou Instagram? São inúmeros os locais que estão se esforçando para rezar terços, transmitir missas, cultos e outras celebrações por meios virtuais.
-
Reuniões com os amigos na web:
Não custa lembrar que o distanciamento para evitar a propagação do novo coronavírus é físico. Nada de se afastar dos amigos e familiares nesse período. Pelo contrário, é possível promover reuniões dos grupos de jovens, por exemplo, fazer gincanas e inúmeras outras atividades. Basta acionar o modo criatividade. Para dar uma ajuda nesse sentido também, nós preparamos esse outro texto aqui no nosso blog.
Agir hoje para ter mais espiritualidade amanhã
Como vimos até aqui, o fortalecimento dos vínculos com Deus e o comprometimento com seus propósitos não devem ficar apenas nos planos do pós-pandemia.
É na quietude que temos a paz para discernirmos nosso chamado. E nessa hora, principalmente, temos a oportunidade de criar novos pactos com Deus.
Que possamos aproveitar essa chance de desenvolvermos a espiritualidade coletivamente e, assim, termos a oportunidade de colhermos um futuro de paz, espiritualidade e fé.
Então, que tal começar agora pela leitura de outro texto? Temos essas indicações de leitura para você:
- Em tempos de caos, um convite para contemplar o silêncio
- A confiança em Deus para superar momentos difíceis