As férias estão aí e logo vem aquela dúvida: como aproveitar melhor o tempo com os filhos? As férias escolares, mais do que uma pausa na rotina, são um período importante para o desenvolvimento da criança. É a oportunidade de ter tempo de qualidade com os pequenos e fortalecer os valores familiares.  No texto de hoje, vamos mostrar como unir diversão e espiritualidade de uma maneira (bem) atrativa. Separamos 11 dicas de brincadeiras para as crianças de férias. 

Vamos lá? 

 

Brincando com a rotina

Antes de tudo, uma dica para aproveitar o período de férias escolares ao máximo é planejar atividades com propostas diferentes para cada dia ou semana. Você vai dar uma movimentada na rotina e, de quebra, explorar diferentes sentidos e tipos de conhecimento na criança. 

Há espaço para tudo: momentos mais introspectivos, alegres, reflexivos, animados e por aí vai. O guia de como fazer tudo isso nós te mostramos abaixo! 

 

Coloque uma música bem animada 

Já pensou em começar a semana com a energia lá em cima? Aqui a ideia é criar uma atmosfera leve e animada para engajar os pequenos desde o início. Então, escolha uma música que traga as palavras de Deus e, depois de cantar e dançar, tire alguns minutinhos para refletir a letra com a criança. 

 

Pedra, papel, tesoura… tinta, giz e lápis também!

A imaginação não tem limite. Basta um pouco de criatividade e qualquer proposta já se transforma em uma grande brincadeira para os pequenos. Aqui a dica é explorar atividades lúdicas para proporcionar reflexões sobre diferentes temas. Teatro, desenho, pintura e escultura são algumas das ideias que brincam com o imaginário das crianças. 

Por exemplo, que tal reproduzir obras de arte que falam sobre o amor? Neste link, nós mostramos algumas. 

 

“Viagem” pelo mundo

Agora, e se a gente viajar por diferentes lugares do globo sem sair de casa? É a oportunidade perfeita para unir cultura e ensino religioso. Você pode escolher um país por semana e reproduzir alguns aspectos importantes com seu filho ou filha, como: 

  • Vestimentas; 
  • Língua; 
  • Geografia do país; 
  • Música; 
  • Arte; 
  • Religião. 

Ah, e pode ser algo simples. Sabe quando fazemos um piquenique em casa? Dá pra seguir algo nesse estilo. 

 

Oração

Todas as atividades abrem espaço para a reflexão, até mesmo aquelas mais animadas. Mas também é importante ter um momento dedicado especialmente para a oração. Por isso, separe alguns minutinhos do dia, como no início da manhã ou antes de uma refeição, por exemplo, para rezar com seu filho ou filha. Além disso, você também pode separar um dia da semana para uma meditação mais profunda. 

Nesses links abaixo, damos algumas dicas: 

 

Semanas temáticas? Simmm! 

Falando em espiritualidade, as férias escolares são a oportunidade perfeita para conversar sobre os valores familiares mais a fundo com as crianças. Você pode escolher um tema por semana e então explorá-lo de diferentes maneiras, inclusive usando as dicas anteriores.

Por exemplo, em uma semana você pode abordar a “simplicidade” e adaptar para que todas as brincadeiras explorem essa temática. 

Aqui vão algumas dicas de temas: 

 

Meses do ano para a Igreja

A gente já viu que não faltam ideias para unir educação e diversão. Então, que tal aproveitar esse momento para resgatar as celebrações cristãs mais importantes? Além de relembrar algumas passagens bíblicas, você também pode explorar as devoções da Igreja para cada mês do ano. Agosto, por exemplo, é um mês dedicado às vocações. Ou seja, um momento perfeito para começar a falar sobre o assunto com as crianças. 

 

Atividades que ensinem sobre missão

Igualmente, conectando com o tópico anterior, você pode também tirar algumas horinhas para propor atividades que ensinem o que é uma missão e qual a importância dela para as nossas vidas. Aqui é bem importante mostrar os diferentes caminhos possíveis e também alguns exemplos. 

Neste texto, nós separamos 7 filmes para refletir sobre projeto de vida e missão

 

Ensinando fraternidade na hora da pipoca 

Além disso, outro assunto que não pode ficar de fora nas férias escolares é a fraternidade. Esse é um valor cristão que merece todo o destaque não apenas nesse período, mas também ao longo de toda a vida da criança. 

Dessa forma, a ideia é aflorar a sensibilidade dos pequenos para mostrar a importância de cuidar e se preocupar com o outro. E, como a diversão não pode ficar de fora, nossa sugestão é começar o assunto assistindo filmes inspiradores de pessoas que foram exemplos de fraternidade. 

Neste texto, contamos algumas histórias. 

 

Solidariedade

Indo para a reta final do nosso texto, não podíamos deixar de falar sobre a solidariedade, um dos pilares mais importantes dos valores cristãos. Então, aqui também existe uma infinidade de ideias como: 

  • Cozinhar para famílias carentes;
  • Separar roupas para doação;
  • Doar brinquedos para outras crianças;
  • Plantar árvores; 
  • Escrever cartas ou desenhar para outras pessoas;
  • Ligar para idosos ou pessoas em vulnerabilidade.

Tudo isso pode ser feito junto com os pequenos e os benefícios são em dobro: além de ajudar alguém, você vai fortalecer os laços com seu filho ou filha.

Veja também: Dicas práticas para vivenciar a solidariedade no dia a dia

 

Registre todos os momentos, crie um mural e resgate os aprendizados

Por fim, que tal eternizar cada um desses momentos com seu filho ou filha? Vai ser um verdadeiro tesouro para vocês. Aqui a dica é registrar, por meio de fotos e textos, cada um dos dias. Para enriquecer a ideia, você pode, junto com a criança, fazer um breve resumo de como foi cada atividade.

Ao final, crie um mural de recordação ou até mesmo um diário das férias. 

Assim, fechamos um período perfeito: família reunida, espiritualidade fortalecida e os pequenos prontos para uma nova fase.