Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

O chamado de Deus e a presença transformadora no mundo são temas falados constantemente em Roma por nosso Santo Padre. Assim sendo, contamos com várias frases do Papa Francisco sobre vocação. Sempre com sua postura firme e ao mesmo tempo cheia de ternura e compreensão, ele nos lembra constantemente que a vida traz em si uma missão, confiada a nós por Jesus: 

 “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo”.

Desse modo, para aprofundar a reflexão sobre o papel da vocação em nossas vidas, reunimos a seguir alguns dos momentos nos quais o papa tratou do tema nos últimos anos. São frases, trechos de homilia e mensagens que nos levam a refletir sobre nosso papel no mundo e também sobre a nossa contribuição para a descoberta vocacional dos jovens. 

Vamos lá? 

5 frases do Papa Francisco sobre vocação 

 

  • “O Senhor que nos indica a margem para onde ir”

Em primeiro lugar, separamos uma mensagem do Papa Francisco dita durante os preparativos para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. O Santo Padre fez uma analogia com a matemática. 

 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações - Frases do papa sobre vocação

57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações | Foto: Vatican News

Segundo ele, não podemos encarar nossos projetos de vida e nossas realizações pessoais como um cálculo matemático. Pelo contrário, ele nos indica que a resposta vem do Alto, como nos diz na seguinte mensagem: 

“o Senhor que nos indica a margem para onde ir e, ainda antes disso, dá-nos a coragem de subir para o barco” no qual nos acompanha para “mostrar a direção, impedir de encalhar nas rochas da indecisão e tornar-nos capazes até de caminhar sobre as águas tumultuosas”.

  • “Não se pode trabalhar pelas vocações sem se cansar”

Essa foi mais uma mensagem do Papa Francisco sobre vocação. Durante o Congresso dos Centros Nacionais para as Vocações das Igrejas da Europa, em junho de 2019, o papa enfatizou aos que atuam na área vocacional que “trabalhar pelas vocações não significa procurar novos membros para um clube”. 

Congresso dos Centros Nacionais para as Vocações das Igrejas da Europa, em 2019 - Frases do Papa Francisco sobre vocação

Congresso dos Centros Nacionais para as Vocações das Igrejas da Europa, em 2019 | Foto: Vatican News

O santo pontífice alertou de forma bastante clara que hoje os jovens estão em constante mudança e que “devemos trabalhar com eles em movimento e tentar ajudá-los a encontrar sua vocação em suas vidas. Isso cansa… É preciso se cansar! Não se pode trabalhar pelas vocações sem se cansar.”

  • “Escutar, discernir e viver a Palavra de Deus”

Nas comemorações da Páscoa, em abril de 2018, o Papa Francisco apontou também para as características de cada vocação, pessoal e eclesial. Ao mesmo tempo, em sua mensagem, o Santo Padre nos pediu para escutar, discernir e viver a palavra de Deus. Dessa forma, desenvolveremos nossos talentos e faremos deles ferramentas para ajudar o mundo. 

Francisco lembrou que “o chamado do Senhor não é evidente, como tantas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária”. Por isso, é preciso se “preparar a uma escuta profunda da sua Palavra, prestar atenção aos seus detalhes diários e aprender a ler os sinais dos tempos com os olhos da fé”.

  • “Não estamos submersos no acaso”

Similarmente, em diversas ocasiões, o Papa Francisco enfatizou em suas mensagens sobre vocação, que ela está estruturada sobre os alicerces de Deus. Em 2017, no mês de maio, durante a celebração do Dia Mundial de Oração pelas Vocações daquele ano, Francisco lembrou que “não estamos submersos no acaso, nem à mercê duma série de eventos caóticos; pelo contrário, a nossa vida e a nossa presença no mundo são fruto duma vocação divina”. 

Papa Francisco com as Missionárias do Sagrado Coração de Jesus (Servizio Fotografico "Osservatore Romano" | Frases do Papa Francisco sobre vocação

Papa Francisco com as Missionárias do Sagrado Coração de Jesus (Servizio Fotografico “Osservatore Romano” | Fonte: Vatican News

O Santo Padre ponderou que por esse motivo é preciso ter precaução, pois “pode acontecer que a sua voz fique sufocada pelas muitas inquietações e solicitações que ocupam a nossa mente e o nosso coração”.

  • “Permanecer no amor de Deus”

Essa mensagem do Papa Francisco sobre vocação é um pouco mais antiga e carrega, sobretudo, uma reflexão profunda sobre o despertar ao chamado de Deus. Em uma missa na Casa Santa Marta, em maio de 2014, Papa Francisco falou sobre a vocação que carregamos ao sermos verdadeiros cristãos.

“A vocação cristã é isso: permanecer no amor de Deus, respirar, viver desse oxigênio, viver desse ar. E como é o amor? ‘Como o Pai me amou, assim também eu vos amei’. Um amor que vem do Pai. A relação de amor entre Ele e o Pai é também uma relação de amor entre Ele e nós. E Ele nos pede permanecer nesse amor, que vem do Pai”.

Frases do Papa Francisco sobre vocação: impulso para atitudes práticas! 

E então, deu para se inspirar com algumas das reflexões do Papa Francisco sobre os caminhos da vocação? Se você quiser saber mais sobre o que é vocação, nós já tratamos deste tema aqui no blog. Além disso, já falamos também sobre atitudes que ajudam a identificar seu próprio caminho neste outro texto

Até o próximo conteúdo!