Experimente ouvir o conteúdo:

Há quem acredita que a santidade é atributo de quem se dedica a fazer atos heroicos, acima do normal, distante da vida das pessoas. A perfeição, nesse modo de ver, não está no caminho, mas na chegada. Essa visão, no entanto está superada e sabemos que a santidade é um processo muito mais humano e real que podemos imaginar.

O que é santidade?

Santidade significa crescer constantemente, se concentrar no caminho evolutivo da vida, e não olhar apenas para o processo de chegada. É trilhar uma trajetória espelhada em Jesus Cristo e, sobretudo, estar com os dois pés na espiritualidade e na caridade. Ser santo, portanto, é viver na consciência que nós podemos ser melhores a cada dia.

Vamos refletir juntos a santidade em versículos?

 

1) A busca pela santidade está em todos nós

 

A santidade é um processo que pertence a todos. O primeiro passo para conquistá-la, é buscar um profundo autoconhecimento, é olhar para si mesmo e encontrar as próprias fragilidades. O segundo passo, que na verdade acontece junto com o primeiro, é descobrir o outro, o próximo da parábola do bom samaritano. Nesse duplo olhar vamos caminhando e descobrindo que Deus está nessa relação. O Cristo que habita em mim também habita o meu irmão, a minha irmã. Nesse processo, vamos nos tornando melhores, mais confiantes, mais simples, mais fraternos.

 

 Examinem-se a si próprios e vejam se estão firmes na fé. Façam uma revisão de si mesmos. Será que vocês não reconhecem que Jesus Cristo está em vocês?

Segunda Carta aos Coríntios 13, 5

 

Por isso, façam esforço para pôr mais virtude na fé, mais conhecimento na virtude, mais autodomínio no conhecimento, mais perseverança no autodomínio, mais piedade na perseverança, mais fraternidade na piedade e mais amor na fraternidade.

Segunda Carta de São Pedro, 1, 5-7

 

2) Santidade nos pequenos gestos

 

A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.

 

Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada.

Primeira Carta aos Coríntios, 13, 2

 

Assim como é santo o Deus que os chamou, também vocês tornem-se santos em todo o comportamento, porque a Escritura diz: “sejam santos, porque eu sou santo”.

 

Primeira Carta de São Pedro, 1, 15-16

 

Veja também: O poder do pequeno gesto: exemplos de solidariedade transformadores

 

3) Jesus Cristo, o caminho da santificação

 

O caminho da santidade está em Jesus Cristo. Logo, olhar para ele, para seus gestos, atitudes e falas nos indicam uma direção a ser seguida. Assim como Jesus, que agiu em prol da justiça e do amor, podemos nos espelhar em seus atos para progredirmos nesse mesmo exemplo. Quanto mais próximos do coração de Cristo, mais progredimos em nossa santidade. Para isso, ele nos enviou seu Espírito de Amor, que nos inspira, nos ajuda e nos sustenta em nossa via para a santidade.

 

Sejam imitadores de Deus, como filhos queridos. Vivam no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vítima, como perfume agradável.

Carta aos Efésios, 5, 1-2

 

 Finalmente, irmãos, ocupem-se com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor. Pratiquem tudo o que vocês aprenderam e receberam como herança, o que ouviram e observaram em mim. Então o Deus da paz estará com vocês.

Carta aos Filipenses, 4,8

 

Ele nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não por causa de nossas obras, mas conforme seu próprio projeto e graça.

Segunda Carta a Timóteo, 1,9

 

Veja também:5 hábitos para desenvolver a espiritualidade e se aproximar de Deus

 

4) Cada trajetória é única

 

Por fim, lembre-se sempre: assim como ser santo não significa ser perfeito ou fazer atos heroicos, trilhar um caminho de santidade é um processo particular de cada um, mas que se faz em comunidade, juntos. A espiritualidade, o encontro da vocação e as conversas com Deus são únicos para cada indivíduo. O que vale, acima de tudo, é buscar e se comprometer com uma evolução contínua, eterna e espelhada em Cristo.

Que possamos, com sabedoria, aperfeiçoar o lado humano que está em nós e que, nesse processo, ficar cada dia mais próximos de Deus, mais próximos das pessoas, mais próximos de toda a criação.

Inspire-se: conheça histórias de pessoas que tiveram suas vidas orientadas à fé e a Deus