Conheça as ações realizadas em toda a Província Marista Brasil Centro-Sul em prol desta causa

 

Como podemos promover a igualdade racial em um país marcado não só pela diversidade, mas também pelas profundas desigualdades históricas? O Mês da Consciência Negra, que encontra seu age no Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um período importante para refletirmos sobre essa realidade e sobre as ações necessárias para superar as disparidades que ainda afetam a população negra no Brasil. Nas Frentes de Missão da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), a luta contra o racismo e a valorização das culturas africana e afro-brasileira estão no dia a dia por meio de iniciativas voltadas à inclusão e à justiça social.

 

As ações afirmativas são ferramentas essenciais para combater as desigualdades estruturais e além dessas medidas, é fundamental que empresas, universidades, organizações da sociedade civil e organizações religiosas também se envolvam na promoção da equidade racial, fortalecendo o tecido social e a convivência plural.

Conheça o que as Frentes de Missão de toda a PMBCS vêm fazendo para ampliar o acesso à educação, saúde, mercado de trabalho e cultura para e com grupos historicamente marginalizados.

 

PUCPR: Vestibular Afirmativo, Novembro Negro e Grupo de Trabalho multidisciplinar específico para promover a equidade racial 

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Grupo de Trabalho de Ações Afirmativas, criado em 2023 no âmbito da Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão, destaca-se por suas iniciativas inclusivas organizadas em seis eixos: organização institucional, acolhimento, processos formativos, acesso e permanência, contratação de docentes e colaboradores(as), e comunicação. Entre as ações, estão medidas para tratar casos de racismo na universidade, a sensibilização de equipes para um acolhimento mais inclusivo e respeitoso às identidades culturais e étnicas, e a ampliação da representatividade nas equipes de atendimento.

 

A universidade oferece editais de vagas afirmativas para estudantes negros, com 100% de isenção nas mensalidades da graduação, e bolsas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Direitos Humanos. Além disso, promove cursos de letramento racial, contrata docentes e colaboradores(as) negros(as) e organiza eventos como o “Novembro Negro”, que, em 2023, por exemplo, atraiu mais de mil pessoas para palestras, oficinas e apresentações culturais sobre temas étnico-raciais.

 

Em 2024, o 4° Novembro Negro chega destaca-se como a edição com a maior participação de inscritos(as) advindos de cidades do interior do estado, do litoral e região metropolitana. | Foto: Divulgação/ PUCPR.

CMDI: Campanha de enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes, cujas principais vítimas no Brasil são meninas negras

Ao desenvolver, desde 2013, a Campanha Defenda-se, o Centro Marista de Defesa da Infância tem cumprido um papel fundamental na sociedade brasileira, ao alertando e mobilizando famílias, educadores(as), gestores(as) públicos(as), organizações da sociedade civil e, inclusive, as próprias crianças e adolescentes, sobre a necessidade de identificarmos e combatermos o abuso e a exploração sexual de meninos e meninas. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, 51,9% das vítimas de estupro com menos de 14 anos são meninas negras (pretas ou pardas), o que perpetua uma realidade histórica que vem se repetindo ano nas últimas décadas. Além disso, os(as) personagens da Campanha Defenda-se, adultos(as) ou crianças e adolescentes, refletem a busca por uma diversidade de representações sociais, contemplando negros(as), indígena, migrantes, refugiados(as) e pessoas com deficiência, por exemplo. A seguir, é possível assistir a todos os 15 vídeos da playlist da Campanha Defenda-se:

 

Saúde: atendimento com foco na equidade, atento às particularidades da saúde integral da população negra

Nos hospitais Cajuru e São Marcelino Champagnat e , a perspectiva racial tem sido incorporada nos atendimentos de saúde. A cardiologista Camila Hartmann, do Hospital São Marcelino Champagnat, destaca a importância de compreender as particularidades genéticas e sociais da população negra, especialmente no diagnóstico e tratamento de doenças como anemia falciforme, diabetes e hipertensão arterial. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra orienta o setor de saúde a garantir um atendimento mais inclusivo e sensível às necessidades dessa população.

 

FTD Educação: doação de livros com presença negra e indígena ao projeto Pequenos Leitores 

A FTD Educação combate o racismo por meio de projetos literários que promovem a inclusão de autores negros e a valorização de narrativas afro-brasileiras. Um exemplo é o Projeto Pequenos Leitores, realizado em parceria com a Roda Educativa, que tem transformado a experiência literária em escolas públicas de Potim e Redenção da Serra (SP). A iniciativa doa acervos ampliados de literatura antirracista, garantindo que crianças de 3 a 5 anos tenham acesso a livros que refletem a diversidade cultural e racial do Brasil.

 

Na edição 2023/2024, foram doados 1.155 livros, dos quais 55% destacam presenças negras e indígenas. Essas ações estimulam a reflexão sobre desigualdades sociais, formando cidadãos críticos e conscientes desde a infância.

 

 

Católica de Santa Catarina – Centro Universitário: formação cidadã 

O Centro Universitário Católica de Santa Catarina promove eventos e palestras voltados ao debate sobre racismo estrutural e inclusão social. Em 2024, destaca-se a palestra Perspectivas sobre a presença negra em Joinville, organizada pelo curso de Direito, com os palestrantes Cássia Sant’Anna, Felipe Cardoso e Rhuan Carlos Fernandes, realizada nesta segunda-feira (18/11/2024). Além disso, a instituição incentiva a participação de estudantes em coletivos que discutem questões étnico-raciais, fortalecendo a representatividade e o protagonismo de alunos(as) negros(as) no ambiente acadêmico.

 

Grupo Marista: Compromisso no âmbito corporativo, formações de colaboradores(as) e contratações conscientes

Já no corporativo, o Grupo Marista participa, anualmente, do Novembro Negro, ofertando e/ou financiando palestras e rodas de conversa com convidados(as) especiais. O Novembro Negro chegou à sua quarta edição em 2024, quando também abraçou o 1° Congresso de Gestão e Promoção da Política de Igualdade Racial do Estado do Paraná, que aborda temas como educação, saúde e desenvolvimento social, reforçando o compromisso institucional com a igualdade racial.

 

Outras iniciativas incluem a Estante Carolina Maria de Jesus, na Biblioteca Central da PUCPR, com obras de autores negros e livros em braile, e o Processo Seletivo para Pessoas Pretas e Pardas. A área de Atração e Diversidade também promove momentos de letramento racial, abordando questões como combate ao racismo e equidade.

 

Campanha do Departamento de Pessoas e Cultura do Grupo Marista tem ressaltado as vagas afirmativas e alcançado resultados promissores | Banner/ Divulgação Grupo Marista.

Essas ações afirmativas têm gerado impacto direto: o índice de colaboradores(as) negros(as) no Grupo Marista cresceu de 17,5% em agosto de 2023 para 24,1% em outubro de 2024, evidenciando avanços na representatividade.

 

Marista Brasil: Subsídio para promover a educação antirracista em nossa rede de escolas privadas e unidades sociais

A Campanha Consciência Negra, elaborada pela área de Cuidado e Proteção do Marista Brasil, propõe práticas educativas que estimulam a reflexão, o respeito e a interculturalidade, promovendo o combate à desigualdade racial, ao preconceito e a propagação de estereótipos. O projeto conta com um material disponibilizado para as unidades educativas, que inclui diversas sugestões de atividades de aprendizagem que mobilizem os estudantes a pensarem sobre a temática. Clique na imagem para baixar o subsídio.

 

A importância deste mês

O Mês da Consciência Negra é uma oportunidade especial e valiosa de celebrar a cultura afro-brasileira e refletir sobre os desafios ainda presentes, que deve se estender em gestos concretos durante todo o ano. As ações das Frentes de Missão Maristas contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, que reconhece e valoriza a diversidade. Com iniciativas afirmativas, educação contra o racismo e apoio a populações marginalizadas, as diversas ações desenvolvidas no território da PMBCS reforçam nosso compromisso com a transformação social e o respeito à dignidade humana. Juntos(as), podemos construir uma sociedade mais inclusiva e plural!

 

Que tal ficar por dentro de nossas ações? Acompanhe em nossas redes sociais: @maristacentrosul no Instagram e clique aqui para conhecer nosso LinkedIn!