Toda criança ama a magia do Natal. É uma época encantadora, de luzes, presentes, decorações por todos os lados e da figura onipresente do Papai Noel. Mas como ensinar o real significado do Natal às crianças?

Natal é sobre família, união, amor e esperança – não apenas presentes. É fundamental para a formação de bons cidadãos e cristãos que as crianças entendam isso desde muito pequenas, em seus anos formativos.

Pode parecer desafiador, mas é mais simples do que você imagina, e as lembranças desses momentos serão inesquecíveis.

Envolva as crianças nos preparativos de Natal

Uma maneira simples de explicar aos pequenos o simbolismo do Natal é envolvê-los nos preparativos. Seja montar a árvore ou o presépio, permitir que organizem a coroa do Advento, ou escolher novos ornamentos e itens de decoração: essas pequenas tarefas corriqueiras da época natalina são momentos de trazer o tema à tona e explicar os porquês.

Por que montamos a árvore? Por que acendemos as velas aos domingos do Advento? O que o presépio significa?

As explicações podem — e devem — ser simples, mas são essenciais para que a imagem no Natal não seja a da noite esperando o tempo passar para abrir os presentes.

Explore o Natal pela sua cidade

Como a sua cidade celebra o Natal? Muitas decoram as ruas e praças, parques oferecem shows de luzes e grandes árvores aparecem encantando a todos. Fazer passeios de carro ou a pé para estes lugares é outra forma de associar uma nova referência ao Natal: alegria, união, comunidade.

Cidades que têm decorações com luzes são ótimas para passeios noturnos: que criança não fica de olhos brilhando diante das luzinhas que piscam?

Explicar por que decoramos e acendemos luzes, em celebração da alegria de Jesus nas nossas vidas, é algo muito mais fácil quando tudo ao redor demonstra o mesmo.

Amor ao próximo

Jesus nos ensinou o amor ao próximo e seu nascimento é um ótimo momento para incentivar este valor nas crianças. Fazer cartões com eles para as pessoas queridas — e deixar que escolham, se professores, amigos, parentes — é um momento de cumplicidade e de estimular a demonstração de amor.

Fazer ligações por vídeo com aqueles que estão distantes, incentivar a confraternização com a família, amigos, e estar presente nesses momentos por completo mostra aos pequenos o verdadeiro significado do Natal.

Leia mais sobre como ensinar os valores cristãos às crianças