Celebrado no dia 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida marca a festa dedicada à padroeira do Brasil. Nossa Senhora é venerada desde o século XVIII e leva milhares de devotos todos os anos à cidade de Aparecida, localizada no Vale do Paraíba paulista. Afinal, você sabe o porquê ela foi considerada uma santa? Confira a seguir essa história que atravessa gerações.

 

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Naquela época, a pesca não estava nada produtiva, e ao puxar a rede os pescadores se depararam com a imagem da santa, porém somente o corpo. No segundo arremesso da rede, veio então a cabeça. Eram tempos de escassez na pesca, e conta a história que a imagem chegou a pesar tanto que não foi possível retirar do barco. Sendo assim, a santa ficou por lá e, a partir disso, começaram a pescar um grande volume de peixes.

Escute esse conteúdo em formato de audiopost:

Os milagres de Nossa Senhora Aparecida

 

Esse acontecimento dos pescadores foi considerado um milagre, diante do cenário de escassez que estavam vivendo. A partir desse episódio, iniciou-se a devoção pela santa. Porém, esse não foi o único fenômeno registrado. Conta-se que na época, o então escravo, Zacarias, ao passar na frente de uma capela dedicada a Nossa Senhora, solicitou uma parada para rezar. Depois disso, seus grilhões se quebraram e seus senhores o libertaram.

 

Ainda há outros milagres, entre os mais famosos, como o da criança cega que pediu aos pais para ser levada até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Então, durante a visita disse: “como é linda essa igreja” e, a partir daí passou a enxergar normalmente. Ainda houve o cavaleiro sem fé que não acreditava na força da santa, e para provar sua convicção quis entrar com o cavalo na igreja. Durante o percurso, a pata do animal se prendeu. Com isso, o cavaleiro caiu e acabou por admitir que essa era uma das provas dos poderes de Nossa Senhora.

 

Dessa forma, a santa foi ganhando popularidade, e em 1930 o Papa Pio XI decretou que Nossa Senhora Aparecida era a padroeira do Brasil, se juntando a São Pedro da Alcântara, que já tinha o status de padroeiro do país.

 

Saiba Mais

4 histórias de São Marcelino Champagnat e Nossa Senhora

Assunção de Nossa Senhora: o que significa a data?