A beleza de Deus está em todas as coisas, basta prestar atenção. Em um mundo altamente acelerado, onde a frase mais ouvida é “não tenho tempo”, muitas vezes acabamos esquecendo de observar esses pequenos detalhes.

Já reparou que hoje dizemos não ter tempo porque trabalhamos demais, mas se pararmos para descansar a culpa do ócio chega? Hoje em dia, também, não ter o que fazer parece ser motivo de desespero. As pessoas não sabem mais como se comportar diante de uma tarde livre: estão sempre em busca de preencher aquele tempo (que não tinham, perceba) com algo. 

Mas se tempo é vida, como é possível dizer “não tenho tempo”? Se tempo é vida, por que estamos sempre buscando preencher qualquer período livre com uma distração? 

Será um medo de viver? 

Enquanto continuemos confusos, será impossível notar, de fato, a beleza divina que nos circunda. Talvez pareça um tanto utópico: imaginar campos verdes, pássaros cantando, um rio correndo e o sol brilhando. 

E é. A beleza de Deus não está apenas em momentos de perfeita calma e tranquilidade, quando estamos de férias à beira-mar, sem nenhuma preocupação. Os momentos mais incríveis, incontáveis, são quando ela se manifesta em meio ao dia corrido, o ônibus atrasado, a apresentação frustrada no trabalho, a briga com o parceiro. 

Nestes momentos, se estivermos no automático, distraídos, será impossível percebê-la. Sem estar presente, atento, a vida realmente passa – e com ela, tudo de belo se vai. 

O segredo é: esteja presente. Viva o momento. E não apenas os incríveis, inesquecíveis, emocionantes. Lave a louça na pia e pense apenas na louça. Leia com seus filhos e embarque na aventura da história. Dirija e repare no caminho, nas pessoas que estão ao seu redor, suas peculiaridades e características. 

Nosso trabalho é viver, e nosso dever é fazê-lo da melhor forma, reparando e se deslumbrando diante do encanto sublime ao nosso redor, obra do melhor artista de todos. Se você ainda pensa que queria ter mais tempo, fica a sugestão de filme para assistir com a família ou amigos e conversar sobre o tema: