Você sabia que pode escutar esse conteúdo em formato de audiopost? Basta clicar no play abaixo:

 

Após o batismo, o cristão e a cristã iniciam uma jornada da própria vida da Trindade Santa que os convocam para seguir a trajetória de Jesus Cristo. Assim, seguir a vocação laical é dar continuidade a missão com o amor e devoção a Deus. Reconhecidos como leigos e leigas, esses fiéis assumem a vida com o propósito amoroso de dar continuidade à evangelização.

 

Podem surgir muitas dúvidas sobre como acontece o “chamado para a vida vocacional”. Segundo Papa Francisco, é preciso escutar e ter discernimento: “o chamado do Senhor não é evidente, como tantas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária. Deus vem de forma silenciosa e discreta, sem se impor à nossa liberdade. Assim pode acontecer que a sua voz fique sufocada pelas muitas inquietações e solicitações que ocupam a nossa mente e o nosso coração”.

 

Viver a vocação laical é, portanto, se abrir para essa escuta de Deus, bem como manifestar uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé. Essa postura de vida deve ser aceita e praticada com verdade, responsabilidade e consciência. Não deixando de lembrar do respeito as diversas formas de manifestação religiosa.

 

Neste ano de 2022 está sendo celebrado o Ano das Vocações Maristas, e essa é uma das formas de viver a vocação laical. A fim de aproximar os leigos, leigas, e atuar no cultivo do carisma marista, foi criando um espaço virtual de acolhimento e promoção da espiritualidade chamado Praça da Vida Marista.

 

A Praça é um ambiente virtual que possibilita a abertura para o diálogo. Além disso, oferece trilhas formativas e vivenciais nas várias dimensões do carisma marista, bem como um Itinerário de Vocação Marista para Leigas e Leigos.

 

Saiba mais

Leigos Maristas 

Qual a diferença entre vocação e profissão?

Seguir sua vocação: caminho construído a partir do chamado do coração

Irmão da Vez: conhecer a vocação religiosa do Irmão Marista é prioridade na PMBCS