Como organizar uma novena? A primeira de todas aconteceu durante o período de nove dias entre a ascensão de Jesus aos céus e a descida do Espírito Santo a Jerusalém. Durante os oito dias, Maria, nossa Boa Mãe, juntamente à toda Igreja, permaneceu em oração. 

“E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, ‘que ouvis­tes da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias”. (Atos dos Apóstolos 1, 1-11)

Sem tempo para a leitura? Você pode ouvir esse conteúdo no player abaixo:

 

O que é uma novena

 

Iniciado pelos cristãos entre a ascensão de Cristo e a descida do Espírito Santo, uma novena acontece quando fiéis se juntam em oração por nove dias ou nove horas. É comum dedicar a novena a um Santo, especialmente à Nossa Senhora. 

 

Desde a primeira novena, surgiram diversas variações com suas próprias características. O denominador comum é a duração da prática. Durante o período, fiéis louvam a Deus e por meio de Maria, Nossa Boa Mãe, pedem graças a Ele. 

 

O conselho de Deus em Lucas 18 é de rezarmos sempre sem cansaço. A novena é o exemplo perfeito de cumprimento desta orientação. 

 

Novena da Medalha Milagrosa

 

Uma epidemia de cólera se alastrou por Paris, matando mais de 22 mil pessoas em 1832. O grupo de Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente, diante da alarmante situação e já incapaz de atender a todos os doentes, distribuiu medalhas de Nossa Senhora das Graças a todos da cidade e do hospital. 

 

Todos entraram em oração juntos, e curas começaram a acontecer, atribuídas à medalha e à Nossa Senhora das Graças. Até hoje essa medalhinha é conhecida como milagrosa e muitos realizam novenas em devoção à santa.

 

Como organizar uma novena?

 

A novena é uma oportunidade de estreitar laços com amigos e familiares, além de membros da sua igreja. Para este momento tão especial, reunimos 10 passos para você se preparar e planejar a novena com todo cuidado. 

 

  1. Realize uma reunião com os envolvidos para organizar o calendário da novena
  2. Considere realizar cada dia da novena em um local diferente
  3. Crie um calendário e compartilhe com os participantes
  4. Tenha um roteiro da novena para que todos possam acompanhar
  5. Convide amigos e familiares de fora da igreja para participar — este é um momento de união
  6. Envolva as crianças, dê tarefas específicas a elas
  7. Tenha imagens de santos e terços
  8. Convide um participante a tocar um instrumento musical para o momento de louvor
  9. Desenvolva uma ação social relacionada à novena
  10. Firme um compromisso de que esse seja um hábito da sua vida 

 

Veja Também:

Como Rezar o Terço