Você sabia que também pode escutar esse conteúdo ou baixá-lo para escutar depois? Basta dar o play abaixo:

Vocare, em latim, significa chamado. É daí que vem a palavra “vocação”, o chamado de Deus para nossas vidas, nosso propósito na Terra. Em agosto, comemoramos no Brasil o Mês Vocacional da Igreja Católica, um período de cuidar do próximo, orações e reflexões. Mas o que é o Mês Vocacional da Igreja Católica?

 

O que é o Mês Vocacional da Igreja Católica e por que o comemoramos?

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu em sua 19ª Assembleia Geral, em 1981, que agosto seria o Mês Vocacional no país. Desde então, católicos em todo o território nacional olham para esta época como uma chance de refletir sobre suas missões e chamados. 

 

Nossa primeira vocação é o chamado à vida, a sermos cristãos e honrarmos a Deus todos os dias, em cada atividade e atitude que praticamos. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação. 

 

Logo, durante este mês, celebramos esta primeira vocação. Refletimos sobre o presente divino que é viver, e todos os frutos que Deus nos dá diariamente. Depois, celebramos ainda todas as outras: chamados à vida religiosa, ao matrimônio, ao voluntariado, ao sacerdócio, por exemplo.

 

Por isso o Mês Vocacional é importante: durante 30 dias, as orações são focadas para que Deus prepare bons cristãos para aceitar e cumprir seu chamado na Terra, impactando positivamente a vida das pessoas ao seu redor, e também nossa sociedade de maneira geral. 

 

Como se organiza o Mês Vocacional?

 

O mês de agosto é tempo de esperança e de reflexões profundas sobre o que Jesus Cristo pretende para a vida de cada um de nós. A Igreja Católica determina uma estrutura para que ele seja celebrado da melhor maneira. 

 

A divisão acontece por domingos, na Santa Missa:

Primeiro Domingo de Agosto – Vocações Sacerdotais – Dia do Padre

Segundo Domingo de Agosto – Vocação Familiar – Dia dos Pais

Terceiro Domingo de Agosto –  Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa

Quarto Domingo de Agosto – Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos

 

Quando há um quinto domingo no mês de Agosto, acontece a celebração do catequista, em homenagem àqueles que dedicam a vida a ensinar aos outros sobre o amor e o caminho de Cristo.

 

A vocação religiosa na Vida Marista

 

A vocação religiosa é, sem dúvida, um caminho admirável a se seguir. É também um de renúncias e desafios, que exige do ser humano devoção e dedicação à missão. Não é diferente com a vida Marista.

 

Os Maristas, dedicados à educação de crianças e jovens em todo mundo, com base no amor de Jesus Cristo, escolhem todos os dias colocar o bem do próximo à frente de seus interesses. Todos os dias tomam a decisão de amar a Deus acima de tudo, e de viver este amor em todas suas atitudes. 

 

Ser Marista é um chamado que não pode ser ignorado. Quando Deus se manifesta tão claramente e expõe diante de alguém sua missão, é impossível não abraçá-la. 

 

A vida de um Irmão Marista é diferente do que muitos pensam, no entanto. Não são sacerdotes, mas fazem votos de pobreza, castidade e obediência; se dedicam à docência, evangelização, gestão de colégios, atividades em centros sociais, e também à comunicação, saúde ou administração da instituição como um todo. 

 

São quase três mil irmãos pelo mundo, diariamente mudando a vida de 654 mil crianças e adolescentes. O amor é a essência da vida consagrada Marista, o que move outros a se juntarem à missão e o que celebramos, também, em agosto todos os anos. 

 

Veja Mais:

Ser Irmão Marista

Marista Brasil Centro-Sul

Quer ser um irmão Marista?