Agosto é lembrado como o mês vocacional e nos convida a refletir sobre as diferentes vocações na Igreja como caminhos de serviço ao reino de Deus. Neste contexto, o terceiro domingo do mês é dedicado à vocação religiosa. Mas, afinal, o que significa ser um religioso consagrado? E como essa vocação se concretiza na vida dos Irmãos Maristas?
A vida religiosa consagrada é um caminho de entrega total a Deus. Inspirados pelo exemplo de Jesus Cristo, , os religiosos consagrados se consagram a Deus servindo à Igreja e à sociedade com amor incondicional e dedicação plena, a exemplo de Cristo.
Ser um religioso consagrado vai além de uma simples escolha de vida: é uma vocação profunda, na qual a pessoa se compromete a seguir os passos de Cristo, vivendo em comunidade e se dedicando inteiramente ao serviço do próximo. Essa consagração é formalizada por meio de três votos: pobreza, castidade e obediência, que representam um compromisso de vida, centrado na simplicidade, no amor e na obediência a Deus.
Para o Irmão Antonio Martins Teles, a decisão de seguir a vida consagrada nasceu de uma profunda admiração pelos religiosos com quem convivia. “Foi fascinante, pois eu era catequista e quem nos acompanhava era uma Irmã de S. José de Chambery. Eu tinha uma grande admiração por esta irmã, pelo seu jeito de ser e fazer”, conta. Esse encontro com a vida consagrada se intensificou quando conheceu um Irmão Marista: “Logo fiz a ligação: Irmã e Irmão devem viver do mesmo jeito”.
Os votos religiosos: espelhando a vida de Jesus
Voto de Castidade: representa a entrega completa do coração a Deus, permitindo que o religioso ame a todos de maneira universal e desinteressada. Esse voto é um sinal de amor incondicional, inspirado pela vida de Jesus e exemplificado no cuidado com o próximo.
Voto de Pobreza: assim como Jesus, que escolheu viver na simplicidade, o voto de pobreza convida os religiosos a renunciar às posses materiais e a viver de forma humilde. Esse voto também reflete um compromisso com a justiça social, especialmente em defesa dos mais pobres e vulneráveis.
Voto de Obediência: a obediência é um sinal de confiança e entrega total à vontade de Deus, que se concretiza nas orientações da Igreja e da congregação da qual faz parte.
O que seria a vida consagrada dos Irmãos Maristas?
No contexto Marista, ser um religioso consagrado significa servir a Deus como Irmão desse Instituto fundado por São Marcelino Champagnat. Os Irmãos Maristas têm como missão educar e evangelizar crianças e jovens, com foco nos mais vulneráveis. O Irmão Antonio destaca que sua motivação principal para seguir adiante “o jeito de ser e fazer de um Irmão, que é fazer a vontade de Deus do jeito de Maria, e tornar Jesus Cristo conhecido e amado a partir do meu jeito de ser e fazer.”
A jornada para se tornar um Irmão Marista envolve anos de cultivo interior, discernimento pessoal e formação. Esse caminho inclui o desenvolvimento humano, espiritual, acadêmico e pastoral, preparando os futuros Irmãos para a vida e missão Marista. A formação passa por ciclos formativos: Aspirantado, Postulado, Noviciado e Pós-Noviciado, culminando com a profissão perpétua dos votos religiosos.
Atualmente, o Instituto Marista conta com cerca de 2,8 mil Irmãos em 80 países, que compartilham sua missão com milhares de leigos, atendendo a centenas de milhares de crianças e jovens ao redor do mundo.
O jeito Marista de viver a consagração
Viver como um Irmão Marista nos dias de hoje é, para o Ir. Teles, , uma experiência serena e repleta de amor: “É tranquilo, pois eu faço o que amo e convivo com pessoas que gostam de mim e eu delas.” Ele também enfatiza a importância de seguir o carisma de São Marcelino Champagnat na missão de educar e evangelizar: “É muito bom, pois eu consigo colocar em prática o que eu via as irmãs e os irmãos fazendo, que é viver e trabalhar com amor e por amor.”
Para aqueles que estão discernindo sua vocação e considerando a vida consagrada como Irmão Marista, o Irmão Antonio aconselha: “Faça o processo vocacional com tranquilidade e paciência. Permita ser acompanhado por um Irmão, pois certamente ele o ajudará no discernimento, respeitando sua liberdade. Procure conhecer a Deus e se conhecer para fazer a vontade Dele, assim como Maria, pois Deus sabe o que é melhor para suas criaturas.”
Neste mês vocacional, convidamos você a refletir sobre sua própria vocação. Qual é o propósito que pode trazer mais sentido à sua vida? A vida consagrada é um caminho de amor, serviço e realização profunda. Ser Marista é vivenciar a simplicidade, a compaixão ao próximo e o compromisso com a justiça social diariamente. Que tal continuar a leitura? Conheça mais a história, missão e cotidiano dos Irmãos Maristas nos conteúdos abaixo:
>>Quem são os Irmãos Maristas? Conheça as histórias de alguns deles aqui.
>>Como ser Irmão Marista? Entenda como eles cumprem a missão!
>>Saiba mais sobre os votos religiosos e se inspire!
>>Convite à reflexão: como vivenciar o chamado Marista?