Um Irmão Marista é um religioso consagrado a Deus, parte da organização Marista, fundada por São Marcelino Champagnat. Há mais de 200 anos, são os Irmãos que movem a Instituição adiante, em serviço à educação de crianças e jovens do jeito de Maria, Nossa Boa Mãe. Mas o que isso significa?
Se você preferir, também pode ouvir esse conteúdo:
O que faz um Irmão Marista?
A base de tudo
São Marcelino Champagnat deu início à Instituição Marista para ajudar jovens como ele, que precisavam de suporte e educação. Assim, começou com colegas na sua cidade natal a educar por meio do amor de Jesus Cristo, sempre com o exemplo de Maria em mente.
Esta missão ultrapassa fronteiras geográficas: o amor é a força motriz dos Irmãos Marista. Assim, eles estão já nos cinco continentes, impactando a vida de crianças e adolescentes com orientações, educação e ações voluntárias.
A fraternidade é pilar da relação dos Irmãos, que vivem em comunidade e se consideram família. Seu objetivo é ser presença transformadora na vida do próximo, construir um futuro responsável, consciente e humano.
Ser Marista é ser farol de esperança.
A formação de Irmão Marista
Há três votos principais que um Irmão Marista faz: pobreza, castidade e obediência. Apesar da semelhança com o de outros religiosos, vale lembrar que eles não são padres, não lideram celebrações, casamentos ou missas. Seu objetivo de vida é a educação.
Quando um jovem rapaz demonstra interesse pela vida consagrada religiosa de um Irmão Marista, ele passa a ser acompanhado por um mentor e passa por etapas da Animação Vocacional. Entra, então, para a formação inicial com uma fase de estudos e preparação.
Todos completam o estudo superior em teologia, e têm aulas de educação física, música, inglês, espiritualidade e uma disciplina dedicada à vida de São Marcelino Champagnat. Durante este período, os jovens recebem todo o apoio dentro da Missão Marista, o que inclui alimentação, moradia e custeio dos estudos.
O que faz um Irmão Marista
Esta formação de um Irmão Marista vai além do estudo: é um aprendizado contínuo, para a vida inteira, sobre o ser humano, Deus e a educação. É este processo infinito de aprender que faz ser possível impactar positivamente vidas ao redor do mundo, conforme a ideologia de Champagnat.
Uma vez em atividade, o Irmão pode escolher entre algumas áreas de atuação, como: pastoral e docência, evangelização, gestão em colégios, atividades em centros sociais, comunicação, saúde ou administração da instituição.
A organização busca direcionar Irmãos conforme suas aptidões, talentos e preferências, para que sua missão de educar e evangelizar crianças e jovens seja recompensador e prazeroso. Antes de qualquer coisa, um Irmão é homem escolhido e amado por Deus, que vive os ensinamentos de Maria e São Marcelino todos os dias.
Hoje, já são mais de 2.800 irmãos pelo mundo, transformando a realidade de mais de 654 mil crianças.